Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) promove nesta terça-feira(15) evento em comemoração pelo Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário. Para motivar a população a aderir à campanha nacional do desarmamento, será realizado o 10º Manifesto pela Paz no Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na avenida Robert Koch, 60.

O Manifesto começa às 10 horas, no saguão de entrada do HU, e conta com a participação do Comitê Londrinense de Desarmamento e de Controle de Armas, composto pelas Polícias Militar, Federal, Civil, Rodoviária, além da Guarda Municipal, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), e outros órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada.

Segundo o coordenador da Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando e diretor do Compaz, Luis Claudio Galhardi, desde o dia 1º de março as escolas de Londrina também participam da ação. “Nas escolas municipais, estaduais e particulares, os professores trabalharam sobre a questão do desarmamento com os seus alunos. E essas orientações são levadas para suas casas, e repassadas aos pais. Além disso, no HU, teremos um posto de informação para que as pessoas com dúvidas quanto ao desarmamento possam ser orientadas”, afirmou.

A Escola Municipal Nina Gardemann é uma das unidades onde os alunos desenvolveram ações sobre o desarmamento. Segundo a supervisora Graziela Dalpozo Alves, além da parte teórica, foram realizadas algumas atividades lúdicas, com a elaboração de um jogo estilo “trilha”, que repassa informações sobre a importância do desarmamento e sobre como ele deve ser realizado.

De acordo com a integrante da organização do 10º Manifesto pela Paz no HU, Maria Helena Sabbatini Barbosa, a ação no hospital foi motivada após a morte da técnica de enfermagem Suely Aparecida de Souza em 2007, vítima de bala perdida. “Amanhã teremos nossa 10ª edição e já vemos os frutos desse trabalho. Hoje, as pessoas estão mais sensibilizadas e cobram mais ações de pacificação. Isso é muito motivador”, disse.

Nesta edição do Manifesto pela Paz, Maria Helena acrescentou que, além do posto de informações sobre desarmamento, familiares de vítimas de armas de fogo terão um momento para falar sobre a questão da violência e manifestar-se em favor da paz. “Teremos também algumas crianças do Centro de Educação Infantil do HU que farão a abertura do evento, e é sempre muito emocionante a participação delas”, frisou.

Campanha do Desarmamento – A Delegacia da Polícia Federal em Londrina é o posto oficial para recebimento de armas na cidade. O endereço é Rua Tietê, 1.450, na Vila Nova. Quem deseja entregar sua arma, registrada ou não, deve primeiro preencher o requerimento eletrônico de guia de trânsito, pelo site http://goo.gl/t5fn3d. Com o documento impresso, é preciso comparecer no posto de entrega, onde será fornecido um protocolo de indenização. O valor da indenização varia entre R$ 150 e R$ 450,00, dependendo do tipo da arma, e pode ser sacado em qualquer posto de autoatendimento do Banco do Brasil. Após a entrega, a arma de fogo é inutilizada. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.