Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A exportação de carnes congeladas pelo Porto de Paranaguá registrou um aumento de 14% em 2015. O porto movimentou 1,91 milhão de toneladas no ano, enquanto em 2014 exportou 1,67 milhão de toneladas dos produtos.

A preferência por Paranaguá para as exportações de congelados aumentou em função dos investimentos nas operações e na logística de acesso ferroviário. Paranaguá é o porto brasileiro com a melhor recepção ferroviária para contêineres. Com isso, tornou-se o líder nacional na exportação de congelados.

“O modal ferroviário é uma opção mais econômica para o produtor. Com custos mais baixos para o escoamento, Paranaguá se confirmou como a melhor opção para o escoamento de carnes congeladas”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Segundo ele, a Ferroeste, por exemplo, dobrou a capacidade de operação em função dos investimentos feitos nos últimos anos.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, explica que os investimentos na modernização do porto também foram fundamentais para dar mais agilidade às operações e impulsionar a movimentação deste tipo de carga, que em 2014 já tinha apresentado 15,5% de aumento em relação ao ano anterior. 

“O Paraná é um grande produtor de frangos congelados, por exemplo. Para suprir a demanda destes clientes, planejamos projetos de expansão do cais e aquisição de novos equipamentos que atendem ao padrão de agilidade que a produção do Estado precisa”, afirma Dividino.

CONTEINERES – O aumento na exportação de congelados foi fundamental para que a circulação de contêineres continuasse crescendo em Paranaguá. Em 2015, foram movimentados 786 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 3,7% superior ao registrado em 2014. 

Na exportação, a alta foi de 2,5%, com 389 mil TEUs, e na importação o crescimento no ano foi de 4,9%, com 396 mil TEUs movimentados. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.