Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O filósofo e escritor luso-brasileiro Fabiano de Abreu participou de um importante debate ontem em Portugal com grandes nomes do Direito e da Filosofia, promovido pela “Crescer a Cores”, Valência da Associação dos Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, uma das principais entidades filantrópicas do país, que tem ações por todo o território português e até mesmo em outros países. O encontro, intitulado “Do Menor ao Maior Acompanhado: Rotura ou Continuidade?”, aconteceu no Hotel Douro 41 Hotel, em Castelo de Paiva, norte de Portugal.

O objetivo do encontro e do debate foi encontrar meios de promover uma transição segura a jovens que buscam o seu lugar na sociedade. Foram abordados os desafios de lidar com a maturidade e a difícil tarefa de fazer uma transição entre a adolescência e as responsabilidades e desafios da fase adulta.

Com moderação de Fabiano de Abreu, o Workshop contou com as palestras de renomados oradores, que figuram entre os principais nomes do país em suas respectivas áreas de atuação, como o professor catedrático e filósofo Dr. José Pinto da Costa, Sócio Honorário da Associação, o Dr. Joaquim Manuel Silva, filósofo e Juiz no Tribunal da Família e Menores de Mafra e o Dr. Luis Rabaçal, Procurador da República do Juízo Central de Penafiel, além da presença de autoridades, representantes de associações e lideranças locais.

Augusto Moreira, presidente desta entidade filantrópica, abriu o evento com um breve discurso sobre a importância do encontro, e foi seguido pelo do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha e do vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, que apontaram a necessidade do governo investir cada vez mais na juventude, principalmente com o aporte de recursos públicos para a Educação.

Segundo os organizadores, a escolha dos temas abordados vão ao encontro das necessidades de aquisição de conhecimentos relativos às fragilidades que vão sendo identificadas e de acordo com as problemáticas dos jovens acolhidos na Casa de Acolhimento “Crescer a Cores” valência desta Associação e também de jovens em todo o país e no estrangeiro, que se encontram deslocados, perdidos e sem perspectiva de futuro.

Fabiano de Abreu ressaltou durante o evento as dificuldades de adaptação do jovem e os desafios que enfrentam durante a transição da adolescência para a fase adulta, assim como o papel das prefeituras e dos governos estaduais no apoio à juventude: “Verificamos que, aquando a maioridade dos jovens, apesar destes em muitos dos casos, não possuírem capacidade de decisão e avaliação do que, para si é o melhor em termos futuros. Assim, ao abrigo da nova figura jurídica do Maior Acompanhado julgamos que possa ser uma alternativa para proteger e assegurar os direitos destes jovens em termos futuros de forma a não serem abandonados pelo sistema na transição para a vida adulta, sistema esse, que os protegeu até aos 18 anos”, disse.

O workshop acontece anualmente e é referência em Portugal em ações em prol da juventude e de parceria entre governos e ONGs em causas sociais.

Hebert Neri/Asimp

#JornalUnião

Fabiano, Luis e vereador da cultura Jose Manuel Carvalho - Fotos:  MF Press Global

Fabiano de Abreu e Dr. Luis Rabaçal

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.