Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Peça-chave para a segurança e para a dirigibilidade, os cuidados com os pneus devem ser ainda maiores e feitos periodicamente

Trafegar frequentemente com o veículo, ruas esburacadas, chuvas e eventuais acidentes são alguns dos fatores que diminuem a vida útil do pneu. O que mais prejudica é negligenciar uma das ações mais recomendadas e que é considerada obrigatória pelos profissionais da área: a manutenção. 

Este é um item que pode reduzir em até 20% a vida útil dos pneus, partes tão fundamentais para o bom funcionamento do veículo. Eles são responsáveis pela segurança, além de uma dirigibilidade mais eficaz e confortável para o motorista.

“Outro ponto que deve ser abordado é a influência que a manutenção dos demais itens do automóvel tem no desgaste, desempenho e na vida útil dos pneus. Assim, a troca e o investimento em um jogo novo se tornam necessários”, explica o diretor de e-commerce da KD Pneus, Carlos Molina.

O mais indicado é que este serviço seja realizado por profissionais de qualidade. “O recomendado é que ele seja feito a cada 10.000 quilômetros para avaliar a situação do alinhamento, balanceamento, suspensão, amortecedores e todo o sistema de freios existente”, conta o profissional.

Como realizar a manutenção dos pneus?

A falta de manutenção pode diminuir a vida útil em até 20%, por isso é preciso tomar cuidados extras. A calibragem, por exemplo, deve ser feita, em média, a cada 15 dias. Mantê-los com a pressão correta pode evitar que aconteça desgaste em apenas um lado, promove a estabilidade do veículo e a diminuição do consumo de combustível.

Outra forma de evitar o desgaste excessivo dos pneus é fazer o rodízio entre eles; colocar os de trás no lugar dos da frente e vice-versa pode uniformizar os locais mais gastos. Mais do que isso, é importante verificar sempre se há objetos estranhos em sua superfície, que podem perfurar a peça.

As válvulas devem estar sempre em ordem, pois quando elas estão desgastadas ou danificadas, os pneus podem esvaziar lentamente sem que o motorista perceba a primeira vista. Com isto, elas interferem, inclusive, na estabilidade do veículo e na segurança de todos os passageiros.

Redação J.U

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.