Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Descanso é necessário para não cair na estafa diária do trabalho, alerta especialista

Dezembro e janeiro são os conhecidos meses de festas e férias. Folgas, a chegada do verão, filhos em recesso escolar. As férias influenciam no descanso físico e mental, por tirarem a pessoa da estafa e da rotina de trabalho diária, por isso são tão importantes para que se possa trabalhar de maneira serena e produzir a contento.

“Sabe-se que para uma pessoa se desligar por completo desta rotina de trabalho, leva-se de sete a dez dias”, explica a psicóloga e especialista em Psicoterapia Breve Psicanalítica e em Psicossomática Psicanalítica, Luana Barbosa de Moraes. “Sendo assim, entende-se que tirar os 30 dias de férias é o mais recomendável para esta transição do trabalho para o descanso. Existem estudos que mostram que este é um tempo em que os hormônios, como serotonina e adrenalina, vão voltando não apenas para esta rotina de trabalho, mas que vão trazendo outras sessões de prazer que não olhar uma tela de computador, por exemplo”, acrescenta a especialista.

Algumas pessoas, porém, optam por vender parte das férias e não tiram os 30 dias permitidos por lei. Segundo a psicóloga, isso já pode elevar o nível de estresse. “Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos. Uma doença que está ligada diretamente ao estresse é a Síndrome de Burnout, e já atinge três em cada dez trabalhadores do país”, alerta.

O ajudante geral Daniel Antônio Strombeck trabalha em um restaurante e há quatro anos tem vendido suas férias. A renda extra que isto proporciona, porém, começou a não compensar o cansaço que Daniel passou a acumular. “Você acaba aprendendo que o tempo é mais importante que o dinheiro. Compensa mais tirar um tempo para descansar do que conseguir um dinheiro extra”, afirma.

Descanso e produtividade

Produtividade e descanso estão intrinsecamente ligados. A psicóloga Luana fala de como as empresas têm se atentado a essa relação. “Nas empresas, alguns estudos mostram que o que tem dado retorno com relação a esta melhoria de produtividade e a redução do absenteísmo é a implantação de programas que almejam basicamente a melhoria do ambiente organizacional, por meio de ações motivacionais, de promoção de saúde, como ginástica laboral e plano de saúde, e reconhecimento, seja por meio de bonificação ou apenas simbólico”, afirma a especialista.

Ainda segundo Luana, é importante que o funcionário se sinta bem em um ambiente de trabalho agradável, que perceba que é assistido. “Programas assim ajudam a não ter este ‘gap’ entre a produtividade e o descanso”, pondera.

Turismo x tirar férias

Descansar e se desconectar da rotina diária leva tempo. E nem sempre viajar para um outro lugar durante as férias pode significar descanso e sossego.

“A diferença de fazer turismo e tirar férias é certa. Vai desde uma questão semântica, das palavras, até considerações emocionais do que isto implica”, detalha Luana. “Se entendermos turismo basicamente com fins de entretenimento e férias como período de descanso a que se tem direito, pode-se dizer que um não é sinônimo do outro. Não é preciso se estar de férias para se fazer turismo ou que, necessariamente, precise fazer turismo nas férias. Vai depender de pessoa para pessoa o que representa descanso neste contexto”, afirma a psicóloga.

Desconectar-se

Desconectar-se de redes sociais, telefone, e-mails parece fora de questão, sobretudo nos dias de hoje. Mas será que nem nas férias não é possível refrear o uso desses aparelhos?

“Ficar 100% sem eles é uma tarefa quase impossível”, avalia Luana. “Algumas pessoas fazem isto com mais facilidade do que outras. O essencial é conseguir desconectar daquilo que faz mal ou impede de se viver bons momentos”, acrescenta.

Ainda segundo Luana, não é necessário desligar o celular pelos 30 dias, mas tentar se conectar por pouco tempo, entre um ou duas horas, responder o necessário e voltar ao cotidiano. “Algumas pessoas realmente não conseguem se desconectar por completo, mas se conseguirem por períodos mais longos, já ajuda bastante”, finaliza.

Thiago Coutinho/Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.