Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Produzido por Gustavo Minho Nakao e Lucas Meyer, dois alunos do 3º ano do curso de Jornalismo, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), o curta "O Canto do Claustro" (2015) foi selecionado pelo Festival de Cannes, que será realizado de 11 a 22 de maio, na Riviera Francesa. O curta dos alunos da UEL será exibido no Short Film Corner, uma mostra de curta-metragens que tem como intenção incentivar novos talentos do cinema.

"Fizemos a inscrição no último dia, duvidando de nossas chances. Mas quando recebi o e-mail do festival de Cannes, parecia mentira", comenta Gustavo Nakao, o diretor do curta. O aluno conta que releu a mensagem diversas vezes para se certificar que havia entendido o do conteúdo direito.

Segundo Nakao, o "O Canto do Claustro" trata de temas complexos, como a depressão e o transtorno de ansiedade. "Eu quis me afundar nesses sentimentos para tentar compreender o que eles eram, para que de algum modo eu pudesse ajudar pessoas. Eu acredito em Catarse, acredito que sentimentos podem mudar a vida das pessoas", declarou.

Com 12 minutos de duração, o curta foi filmado em Full HD. A equipe formada por 15 profissionais levou dois dias para concluir as filmagens, que ocorrem nos meses de maio e agosto do ano passado. Foram selecionadas locações na cidade de Londrina, e numa Fazenda que fica nas proximidades do município de Rolândia. Só processo de edição levou quatro meses, entre montagem, edição de cor e som.  

Muvk - Este não é o primeiro curta da Muvk - produtora de vídeos dos sócios Gustavo Nakao, Lucas Meyer e Luciano Albuquerque - que conquista reconhecimento. Em 2014, o curta "Junie", que marcou a estreia dos jovens no universo cinematográfico, recebeu o prêmio de "Melhor Curta Metragem Londrinense", na categoria júri oficial no Festival Kinoarte de Cinema .

O fato é que o reconhecimento de do curta serviu como um incentivo para a equipe. "Estávamos no meio do processo de produção do "Canto" e ficamos ainda mais criteriosos e detalhistas. E isso nos uniu ainda mais", aponta Gustavo.

Londrina - Dirigido e escrito por Gustavo Nakao, "O Canto do Claustro" (2015), tem Lucas Meyer como diretor de fotografia. A estreia do curta em Londrina está prevista para o mês de julho. O teaser do curta pode ser visto no link https://vimeo.com/161914672.

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.