Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em mais um vídeo para o seu canal no IGTV, no quadro ‘9 minutos’, o filósofo Fabiano de Abreu comentou sobre o tema do avanço da rede social e do aparente declínio da imprensa tradicional em conversa com o jornalista Hebert Neri e revelou com base em seus estudos um parecer surpreendente a respeito do tema.

Com o declínio de grande veículos de comunicação, em especial impressos, o questionamento sobre os rumos futuros da imprensa tem sido discutido não apenas em rodas de debate acadêmico, mas em todos os lugares. No entanto, para Fabiano de Abreu, a imprensa tem a credibilidade que lhe garante a sobrevivência: "mídia social não é site de notícias. Hoje em dia qualquer um pode ser um influenciador na rede social, mas somente a imprensa tem a credibilidade, o selo que atesta que aquela pessoa que está ali falando realmente é um especialista no assunto e tem condições de dar um parecer. A mídia social não tem a credibilidade que a imprensa, feita por profissionais que são responsabilizados pelas notícias que publicam, tem”. 

Sobre o temor de que a rede social fosse matar a imprensa, o filósofo revela que na verdade o crescimento das plataformas digitais aumentou a relevância dos meios de comunicações tradicionais:  ”quando a mídia social começou a tomar um pouco do espaço da imprensa os jornalistas começaram a se preocupar demais. Eu escutava muito as pessoas temendo o fim da imprensa, mas nota-se que isso nunca vai acontecer. A imprensa na verdade ganhou relevância, muito mais do que no passado, porque ela detona o ‘fake news’ que possa surgir na rede social. Quando você publica algo, uma informação, e ela não é validada pela grande imprensa, não há garantia de que aquele influenciador esteja falando a verdade”. 

Fabiano diz que relevância não é conquistada com número de seguidores: “eu vi uma rede social uma vez de um garoto que tem milhares de seguidores porque faz uma ‘tremidinha' até embaixo, até o chão. Esse rapaz é um artista? Certamente não. Relevância não significa ter muitos seguidores. As vezes as pessoas crescem na rede social pelo meme, pelo bizarro, mas isso não quer dizer que seja uma pessoa pública. E ai entra a imprensa, a credibilidade, ser uma referência por algum motivo realmente válido, pelo talento”. 

Perguntado pelo jornalista sobre o que diferencia a mídia social da imprensa, Fabiano é enfático em estabelecer que o limite que as separa é a responsabilidade: “na imprensa não se pode noticiar nada sem apurar os fatos. Essa é a ética profissional. No jornalismo você pode até induzir, mas não mentir, jamais. São profissionais passíveis de processo e que podem ser responsabilizados e perder uma carreira por uma 'fake news’. O que diferencia é a responsabilidade”.

Sobre o possível declínio da imprensa:

"A imprensa não está em declínio, está em adaptação. As empresas estão acostumadas a investir no marketing do impresso, o impresso perde lugar para a comodidade do online. O online se adapta ao novo modelo evolutivo incentivado pela midia social e pelo desenvolvimento social natural. A imprensa ganha força na credibilidade e no tempo que a mantém. Agora é o marketing que tem que se adaptar e encontrar modelos para incentivar o anúncio online. O Google chegou na frente e criou uma cultura de anúncios e devido a soberania e a falta de concorrência nivelada, o repasse dos anúncios é baixo. Precisa de mais plataformas concorrentes ao Google que pague melhor pela audiência, beneficiando assim os sites de notícias tradicionais e de grande audiência. E os setores comerciais buscarem métodos para anúncios no online de forma atrativa adaptando os patrocinadores a essa cultura de anúncios."

Link IGTV semanal https://www.instagram.com/tv/ByLdHUWFh6y/?igshid=d100k4keffpu

Link YouTube 

https://youtu.be/tGMhn81NujE

Instagram oficial 

https://instagram.com/assessorfabianodeabreu?igshid=e6zogehr83g7

Instagram com as frases 

https://instagram.com/viverpodenaosertaoruim?igshid=1ne64uv3z4zv4

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.