Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Você sabia que, em um condomínio, há uma diversidade de atividades ligadas à Engenharia? E que essas atividades, com frequência, são alvo de vistorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR)? Neste mês, o Conselho vai promover uma força-tarefa para intensificar as fiscalizações nos condomínios, com o objetivo de atingir um número maior, em um menor espaço de tempo.

 “Nos condomínios, existem diversas atividades de Engenharia, desde ar-condicionado, elevadores, cerca eletrificada, sistema de proteção de descarga atmosférica, sistema de microgeração de energia, serviços de obras civis, reformas, recuperação de fachada, obras hidráulicas, sanitárias, entre outras. A ideia é verificar se os responsáveis por estas atividades são profissionais habilitados”, explica a Gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Crea-PR, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão. “Além disso, para aqueles casos em que deveria existir uma manutenção e não existe, também vamos orientar, principalmente o síndico, sobre as manutenções obrigatórias e sobre a responsabilidade dele em relação às atividades que envolvem as Engenharias, Agronomias e Geociências. A ideia é conversar também com as administradoras de condomínios, porque é onde estão os contratos para ver quem fez o quê”, ressalta Mariana.

Durante essas ações, o Agente de Fiscalização vai ao local e verifica, junto ao síndico, os serviços técnicos executados nos últimos 12 meses e a existência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) desses serviços.

Por meio de ofício, solicita-se a apresentação de cópia dos contratos, laudos, projetos, relatórios de inspeção e notas fiscais referentes às atividades técnicas que foram executadas no condomínio por empresas terceirizadas e/ou profissionais autônomos. No caso de alguns serviços de manutenção não terem sido realizados, o Agente de Fiscalização entrega um comunicado que orienta quanto à necessidade da realização do serviço.

Em 2020, foram 1811 fiscalizações em 587 condomínios em todo o Paraná. As infrações mais comuns são a falta de ART e a falta de registro de pessoa jurídica. Em Londrina e nos municípios da região Norte, foram feitas 58 fiscalizações em 38 condomínios. Em 2021, até o momento, foram 48 fiscalizações em 26 condomínios “Nos primeiros cinco meses do ano, o Crea-PR já fez 83% das fiscalizações feitas em todo o ano passado”, afirma o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso.

O objetivo é “continuar buscando serviços em que não existe participação profissional, para que a gente possa orientar e exigir a regularização com a participação do responsável técnico”, afirma a Engenheira.

 “Por não serem uma indústria, uma empresa, nem sempre se atentam ao tanto de atividades de Engenharia que têm presente. Esse é o momento de dar um alerta para que os síndicos e administradores de condomínio sempre busquem profissionais habilitados para fazer seus serviços”.

A fiscalização intensificada de condomínios deverá ser concluída até o final do mês.

Manual da fiscalização

O Crea-PR disponibiliza um manual didático com os principais pontos da fiscalização em condomínios. O material está disponível no seguinte endereço: https://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2021/01/FOLDER-MANUTENCAO-CONDOMINIO.pdf

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.