Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Paraná comemora, neste mês, 15 anos de atividades. Para marcar a data, foi realizada, na quinta-feira (7 de abril), na sede do Ministério Público do Trabalho, uma reunião especial em que foram homenageados os órgãos públicos que destinam o material reciclável às associações e cooperativas de catadores, em cumprimento ao Decreto Federal nº 5.940/2006 e ao Decreto Estadual 4167/2009 (veja a lista dos homenageados abaixo).

A coordenadora do Fórum, procuradora Regional do Trabalho Margaret Matos de Carvalho, ressalta que embora tenha se concentrado em órgãos que devem, necessariamente, cumprir a legislação, a homenagem deu-se muito mais em reconhecimento àqueles que, de alguma forma, dão passos além do que é exigido pelo decreto. “Para além do cumprimento da lei, esses órgãos adotaram a causa e acabam ajudando as associações e cooperativas de várias outras maneiras.”

O procurador-chefe do MPT-PR, Glaucio de Araújo Oliveira, destacou o empenho, não só do MPT como de todas as entidades parceiras, em manter as atividades do Fórum por tantos anos.

O procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, que faz parte da coordenação do Fórum, também ressaltou a importância desse espaço democrático de discussão e articulação de ações em apoio ao trabalho dos catadores de material reciclável e o quanto se avançou com a criação do Fórum – do qual ele integra a Coordenação Colegiada.

Para a representante das associações e cooperativas de catadores, Maria José de Oliveira Santos (conhecida por todos como Lia), o Fórum ajudou a resgatar a dignidade desses profissionais. “Hoje, eu tenho orgulho de trabalhar com a coleta de material reciclável.”

O Fórum

Criado em 30 de abril de 2001, o Fórum é um espaço de articulação para planejamento e implementação de ações de combate à erradicação do trabalho infantil, apoio e fortalecimento ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis e à erradicação dos lixões. Atualmente, congrega mais de uma centena de entidades parceiras para discutir estratégias e ações para a concretização dos seus objetivos, dentre os quais, os principais são:

- Retirada das crianças do trabalho na catação de lixo, garantindo vagas nas escolas, em tempo integral e inserção das famílias nos programas municipais e federais, em especial o bolsa família para substituir a renda do trabalho da criança;

- Ampliação de renda para as famílias que vivem da comercialização dos resíduos recicláveis, dando apoio às associações e cooperativas de catadores, incentivando sua participação em programas de coleta seletiva nos municípios;

- Erradicação dos lixões e a recuperação de áreas degradadas pelo lixo.

Coordenação – A coordenação do Fórum Estadual Lixo e Cidadania no Paraná é composta pela procuradora regional do Trabalho Margaret Matos de Carvalho, pelo procurador de Justiça do MP-PR Saint Clair Honorato e por um representante dos catadores.

Reuniões ordinárias – O Fórum mantém um calendário fixo, com reuniões em toda primeira quinta-feira de cada mês, às 09h30, no auditório do MPT-PR. Nesse ambiente, as instituições públicas das esferas municipais, estaduais e federais, associações, entidades sociais, empresas privadas e de catadores de material reciclado participam das discussões.

Órgãos homenageados:
Agência de Defesa Agropecuária do Paraná
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel)
Dataprev
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
Fundacentro
Hospital de Clínicas
Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama
Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
Infraero
Itaipu Binacional
Justiça Federal
Ministério Público do Estado do Paraná
Ministério Público do Trabalho no Paraná
Polícia Federal
Receita Federal
Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento
Secretaria de Infraestrutura e Logística
Serviço Federal de Processamento de Dados
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

Asimp/MPT/PR
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.