Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Todo engenheiro começa fazendo uma primeira casa”. Assim começou a trajetória de sucesso de Atsushi Yoshii, fundador do Grupo A.Yoshii em 1965 e presidente do Conselho de Administração da construtora. Depois de casas, vieram lojas de departamentos, bancos, escolas e universidades, usinas, cooperativas e inúmeras obras para corporações de médio e grande porte. No portfólio também tem o setor de incorporação imobiliária. Todos estes segmentos fazem parte do Grupo A.Yoshii, que completa 55 anos em 2020.

Histórias sobre essa trajetória foram contadas pelo fundador da empresa durante o webinar realizado pelo Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), no dia 23 de junho, com a participação do primeiro sucessor da empresa Jacto Máquinas Agrícolas e presidente da Fundação Shunji Nishimura, Jiro Nishimura, e mediação do sócio da Friendz Med, Leandro Hattori.

Durante a live, Atsushi Yoshii falou sobre a importância dos valores como ética, transparência, cumprimento de prazos e qualidade para a definição das estratégias do Grupo. No caso do fundador da A.Yoshii, a educação recebida dos pais, somada aos princípios da cultura oriental e ao período em que se especializou no Japão serviram de base para construir os valores da empresa. “Temos no capital humano e na qualidade dos relacionamentos – colaboradores, parceiros, clientes e comunidade – um dos nossos maiores valores. É o clima organizacional de excelência que nos permite avançar ano após ano”, afirma Yoshii.

Apesar de lidar com desafios há 55 anos, a pandemia foi um dos maiores enigmas de sua carreira. “Essa pandemia é imprevisível e impactante para a saúde e para a economia, porque não temos como dimensioná-la. Não sabemos o tamanho dos prejuízos para a nação e nem o tempo que isso vai durar”, avalia o presidente do Conselho de Administração da construtora.

Contudo, para ele, a cada desafio, surgem soluções e uma nova estratégia. No caso do Grupo A.Yoshii, foi a tecnologia: a empresa investiu em plataformas digitais para permitir que grande parte da equipe trabalhasse de casa, com reuniões online, além dos tour virtuais nos apartamentos decorados, vendas e contratos online.

Para Atsushi Yoshii, os impactos da Covid-19 permanecerão depois da pandemia, com mudanças na rotina das famílias. “Os conceitos vão mudar, assim como a maneira de nos relacionarmos com as pessoas e os espaços, especialmente dentro de casa. O home office será cada vez mais comum, pois vem se mostrando eficaz e prático”, explica.

No webinar, o fundador da A.Yoshii também falou sobre os projetos sociais da construtora, desenvolvidos por meio do Instituto A.Yoshii. São ações voltadas à cultura, formação de pessoas e, principalmente, educação. Um dos casos citados é o trabalho desenvolvido com a Associação Guarda Mirim de Londrina, que impacta 900 jovens e suas famílias todos os meses.

Asimp/Grupo A.Yoshii

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.