Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Especialista explica a importância do gerenciamento do tempo para a realização de tarefas

 Como diriam os mais velhos: “Os tempos são outros...”, “Porque na minha época...”. Então, tudo isso é verdade. O mundo mudou e o tempo passou rápido. A velocidade das informações e das coisas é muito maior. Hoje, consumimos uma quantidade gigante de notícias, instruções e principalmente tarefas, que quando vemos, não conseguimos fazer aquilo tudo que estava proposto.

Mas aí vem a pergunta: O tempo “diminuiu” ou as tarefas “aumentaram”? A exigência por performance e a quantidade de informações, obriga com que tenhamos uma lista de prioridades, pois são elas que nos direcionarão na administração do tempo. É o que afirma a professora de liderança e coaching do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Melissa Antonychyn. “Pesquisar, treinar e formar novos hábitos voltados para produtividade, se apropriando de novas recompensas, conforme os ensinamentos de Charles Duhhig e com a utilização de ferramentas de priorização. Considero que estas são ações que nos ajudam de forma considerável na organização das nossas tarefas”, detalha a especialista.

Mas para saber como se posicionar é necessário quais são os maiores compulsores (comportamentos, atitudes e características), que são herdadas de nossos parentes e pessoas do convívio. Ter uma autopercepção do cenário é um passo importante para alcançar este objetivo. Por isso, hoje com o advento das redes sociais, é preciso ter certo cuidado no uso das mesmas. Estes canais podem servir de desenvolvimento pessoal, desde que seja utilizado de forma responsável.

Outra coisa que influência e muito a realização de tarefas, e consome um tempo considerável, é o entorno do profissional. Muitas vezes, os problemas, as pessoas e os cenários ao redor acabam atrapalhando, ou em alguns casos ajudando, no gerenciamento do tempo. Melissa aponta que o entrelaçamento de compulsores pode ser um ponto que atrapalha. “A exigência de que sejamos perfeitos, fortes, que temos que agradar a todos, é que dificultam a gestão de nossas maiores prioridades diárias e acabam por determinar regras, normas, costumes contrários à produtividade de uma família, de uma empresa ou qualquer outro ambiente”, afirma.

Otimizar o tempo é sempre a melhor maneira para conseguir realizar tudo o que queremos. Além de que aumenta nossa produtividade e certamente a qualidade de vida. Melissa encerra a entrevista com dicas para melhorar a gestão do tempo. “Ter um plano de vida, com todos os seus objetivos e prioridades clarificados. Apropriar-se diariamente de suas importâncias, ou seja, o que foi descrito no seu plano e lhe trará resultados reais. Pois fazer o que realmente vem ao encontro do que projetamos traz satisfação e consequentemente mais saúde, mais autoestima e produtividade. Quando temos consciência que podemos redirecionar nosso foco e energia e até mesmo as emoções consideradas negativas e o estresse para a execução dos nossos mais nobres objetivos, percebemos o quanto temos de tempo disponível e suficiente para termos uma vida de resultados e ao mesmo tempo com muito equilíbrio”, completa Melissa.

Redação:J.U informações CI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.