Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O decano participou de seminário com presidente do Sebrae, Carlos Melles e com economista e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), José Roberto. As autoridades debateram sobre o futuro do trabalho e a importância do Sistema S para a economia

Capacitação, inovação, empreendedorismo e reinvenção das formas de trabalho foram alguns aspectos pontuados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ao defender a importância do Sistema S para o setor produtivo brasileiro. O jurista participou de seminário com o presidente do Sebrae, Carlos Melles e com o economista e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), José Roberto. O encontro com o tema “Sistema S e futuro do trabalho” foi mediado pelo jornalista, Fernando Rodrigues, diretor de redação do portal Poder360. De acordo com os debatedores o fortalecimento do Sistema S é uma das saídas para a geração de emprego e renda no país, no período de recuperação econômica pós-pandemia.

“A todo momento existem pessoas que falam em cortar os recursos do Sistema S, temos que ter cuidado com esse tipo de proposta. O Sistema S contribui decisivamente para a geração de pessoas qualificadas no mercado de trabalho. Nós vivemos um intenso processo de modernização das formas de geração de renda. Há um fenômeno de globalização tecnológica, paralelamente a isso, algo mais gravoso é o desemprego estrutural. Muitas pessoas sem emprego e vários postos de trabalho sem mão de obra qualificada para ocupar”, observou Gilmar Mendes.

O ministro fez um recorte histórico de como o Sistema S já contribuiu com a geração de pessoas qualificadas para diversos segmentos da cadeia produtiva brasileira. “Grande parte dos pátios industriais brasileiros foram construídos e são mantidos com pessoas formadas no Sistema S. Já tivemos até um presidente com formação via Sistema S”, lembrou. Para Mendes, antes de qualquer pensamento em extinção, é preciso ser criativo e pensar em formas de melhorar o que já é feito. “Devemos criticar, eventualmente mudar algumas coisas, e quando criticarmos temos que ter algo melhor para colocar no lugar”, indicou.

Segundo o ministro, o Brasil precisa criar uma lei de responsabilidade social para reduzir a desigualdade social, gerar empregos e incentivar gestores públicos no combate aos problemas sociais. “É preciso ter um instrumento legal, criarmos metas de saneamento básico, desenvolvimento social, previdência, trabalho. Com esse instrumento poderíamos acompanhar cada região e seus principais feitos no que tange o desenvolvimento das pessoas. O mundo todo está se reinventando quando falamos em futuro do trabalho. Se já sabíamos disso antes, agora, com a pandemia se faz ainda mais necessário”, declarou.

Para Carlos Melles a existência do Sistema S se justifica pelo seu próprio histórico de modernização, geração de mão de obra técnica e qualificada, incentivo ao empreendedorismo, apoio no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inovação e tecnologia, entre outras ações. “O Sistema S é quase centenário, o Sebrae ao longo dos seus quase 50 anos de existência contribui com todos os avanços relacionados ao fortalecimento do empreendedorismo e da economia brasileira. Não podemos tomar decisões levianas por falta de informação. Se comparar quanto custa para o governo profissionalizar e o que o Sistema S aplica, dá para enxergar como gerimos bem os recursos”, ressaltou.

A criação de novas vagas de emprego pelos Microempreendedores Individuais (MEI) também foi destacada pelo presidente do Sebrae como um avanço. Segundo Melles, a aprovação de pautas no Congresso que permitem um teto maior para os MEI e a contratação de até dois empregados irá fomentar a geração de empregos. “Hoje temos quase 13 milhões de MEI no país. Quando aprovamos a criação dessa categoria tiramos milhões de pessoas de um limbo profissional. Agora, estamos caminhando para aprovação de mais modernizações para o MEI, investindo no crédito orientado. Os empreendedores precisam desse apoio para retomarem suas atividades com vigor e gerarem mais empregos e mais renda”, afirmou.

O presidente do Sebrae citou dados do último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram que 71% das vagas de trabalho são geradas por micro ou pequenas empresas e MEI. “No último estudo tivemos dois milhões de novos empregos, a maioria vindo da micro ou pequena empresa. Esses resultados contam com a participação do Sebrae no desenvolvimento de programas de incentivo ao empreendedorismo”, disse.

O especialista e professor José Roberto contribuiu com as colocações destacando que o futuro do trabalho no Brasil conta com a expertise do Sistema S para inovar os negócios e qualificar as pessoas. “Da mesma forma que profissões como jornalistas mudam, todas as outras irão mudar. Emprego não é mais sinônimo de trabalho. Grande parte dos trabalhos passam a ser desenvolvidos através do empreendedorismo, em muitos casos, não há mais vínculo de trabalho, a pessoa não está presa a um horário e a um local. Temos uma verdadeira revolução econômica e social. Dentro desse contexto o Sistema S faz parte da solução”, ponderou.

“Se analisarmos, por exemplo, tudo que o Sistema S arrecada e observarmos o que é investido em qualificação, inovação, apoio ao empreendedorismo e decidirmos acabar com isso, não faz o menor sentido. Temos é que aumentar os esforços do governo, incentivar a atuação dessas entidades que cobrem algumas lacunas que o governo não alcança. O momento é de unir forças”, sugeriu. José Roberto complementou afirmando que há estudos recentes com trabalhadores de aplicativos que mostram que eles estão felizes com a nova modalidade de trabalho, não pretendem mudar, mas sentem falta de alguns direitos. “Eles não querem sair dessas modalidades, mas desejam mais proteção social, relacionada à segurança, saúde, previdência. Assim como empreendedores, que precisam de leis, de políticas públicas que os amparem e ofereçam melhores condições de trabalho”, finalizou.

Ascom/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.