Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (9) do coquetel de lançamento da 57ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina), promovida pela Sociedade Rural do Paraná. A feira deste ano, que acontece entre os dias 30 de março e 9 de abril no Parque de Exposições Governador Ney Braga, tem como tema “Agronegócio, Tecnologia e os Novos Horizontes”. Considerada  uma das maiores do setor de agronegócios do Brasil, a feira oferece cursos, palestras, expositores e comércio de produtos. A expectativa para este ano é que os participantes movimentem R$ 400 milhões, mesmo montante da edição realizada no ano anterior. “Aqui temos a possibilidade de expor as nossas riquezas, os produtos agropecuários, as novas tecnologias e os implementos agrícolas que fazem da nossa agricultura esta força pujante, que gera milhões de empregos e riquezas para o Paraná e para o Brasil”, afirmou o governador. Richa disse ainda que a previsão de safra recorde para 2017 deve alavancar ainda mais a economia do Paraná. “Não temos dúvida de que esta safra vai contribuir mais uma vez para amenizar os efeitos nocivos desta gravíssima crise financeira que o Brasil vive e que é sem precedentes na nossa história”, completou. O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, disse estar otimista uma vez que a previsão, para este ano, é de safra recorde: 14% superior à safra passada. ”Além disso, a previsão é que a inflação fique abaixo dos 4,5%. Tudo isso nos traz ânimo e é disso que o país precisa. Sem ânimo ninguém investe, ninguém aplica e não aplicando não há geração de emprego. Aqui nós estamos animados e prevemos uma bela exposição”, disse. Já o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, ressaltou a importância financeira da feira para o município. “A Expolondrina movimenta nossa economia, gera emprego; são mais de sete mil postos de trabalho. Além disso, os hotéis ficam cheios, restaurantes, shoppings. O dinheiro circula em Londrina”, afirmou. 

MELHORIAS - Richa lembrou que diversas ações do Governo beneficiaram e continuarão beneficiando o setor do agronegócio. Ele citou a capitalização do BRDE, que alavancou as ações do Banco, aumentando as verbas destinadas às cooperativas. Fora isso, Richa afirmou que a readequação de 3,2 mil quilômetros de estradas rurais tem ajudado o setor, assim como a modernização do Porto de Paranaguá. “O nosso porto é muito mais eficiente hoje e é considerado por técnicos da Antaq e do governo federal como o porto mais eficiente e moderno do Brasil. Há quatro anos não temos mais as históricas filas quilométricas de caminhões para desembarcar no porto. Modernizamos o corredor de exportação, garantindo mais agilidade e eficiência nos embarques. Todas estas melhorias beneficiam diretamente o agronegócio”, completou. 

TECNOLOGIA - Umas das atrações da Expolondrina 2017 é o pavilhão Smart Agro, que abriga diversos fornecedores de tecnologia do setor de agronegócios. Durante a feira também acontece a segunda edição do Hackathon Paranaense de Agronegócio, maratona em que designers, programadores e empreendedores desenvolvem projetos para a área de agronegócios. 

ANIMAIS – A Expolondrina conta com a exposição de 30 raças de bovinos e equinos, além de outros animais. De acordo com a organização também estão agendados leilões, exposição de equipamentos agrícolas e palestras. 

ENTRETENIMENTO – Shows de sertanejos – a exemplo de Matheus e Kauan, Henrique e Juliano, Pedro Paulo e Alex e Amado Batista – e rodeios também fazem parte da programação. Os ingressos podem ser comprados no site da feira (http://expolondrina2017.com.br/). 

PRESENÇAS - Participaram da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; os deputados federais Alex Canziani e Rubens Bueno; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi, Tiago Amaral e Tercílio Turini, além do prefeito de Cambé José do Carmo.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.