Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Sebrae/PR, em parceria com a IBM, Sercomtel, Sercomtel Participações, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, Central de Negócios Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), Sindicato das Indústrias de Tecnologia da Informação do Paraná (Sinfor), Prefeitura de Londrina, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Embarq Brasil e TomTom, promove o workshop de lançamento do hackathon Eco.TI 2015, nesta quarta-feira, dia 4 de novembro.

O hackathon pode ser definido como uma maratona de desenvolvedores, programadores, designers e empreendedores, na qual são criados aplicativos e os melhores projetos são premiados. Geralmente, o jogo lança um desafio para os participantes sobre determinado assunto e o tema explorado, dessa vez, será sobre mobilidade urbana.

De acordo com Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o hackathon vai atender uma problemática do município e a iniciativa pode servir de exemplo para todo País. Outro aspecto importante apontado por ele é o estímulo ao empreendedorismo inovador, para que novas empresas de alto impacto na área de Tecnologia de Informação (TI) possam surgir no ecossistema de Londrina. “A ideia é promover uma ‘imersão’ dos participantes no tema e estimular o desenvolvimento de alguma solução enquadrada no conceito de Produto Mínimo Viável (PMV)”, explica Bianchi.

Para ele, a realização da ação é fruto da união de vários parceiros do ecossistema interessados em fazer com que o evento seja realmente significativo na geração de soluções que possam atender as demandas do cidadão, do município, das empresas de TI e de grandes players de mercado. “O grande diferencial é a forma como o evento está sendo construído, com a presença de vários parceiros. A intenção de todos é de maximizar a chance de surgirem negócios, que possam sair do papel e gerar benefícios para toda a sociedade civil”, afirma o consultor do Sebrae/PR.

Luís Carlos Albuquerque Silva, presidente do APL de Software de Londrina e Região, acrescenta que o hackathon vai propiciar um ambiente de discussão para um tema que é importante para o município. “Os profissionais vão trabalhar juntos, em equipes, durante 36 horas, para superar desafios referentes à mobilidade urbana”, conta.

Roberto Nishimura, gerente de desenvolvimento de negócios da Sercomtel, acredita que o hackathon é uma forma de conectar pessoas com espírito empreendedor que poderão projetar soluções para os problemas que serão apontados. “Podem surgir boas ideias e possibilidades de abertura de novas empresas”, informa.

Pedro Sella, diretor de Ciência e Tecnologia do Codel, relata que houve uma interação entre as secretarias da Prefeitura de Londrina, que passaram para os organizadores do evento informações sobre a mobilidade urbana na cidade, para a criação de um desafio para os participantes. “Esperamos mobilizar a população para refletir sobre um problema que vivenciamos diariamente. Nossa expectativa é de promover soluções em conjunto com empreendedores e o poder público”, avalia.

Marcela Vairo, executiva de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM, afirma que a empresa procura apoiar iniciativas que usem a tecnologia para beneficiar as cidades, as pessoas e seu cotidiano. “Por esse motivo, a IBM estará presente no hackathon com sua plataforma para criação e gerenciamento de aplicações na nuvem, o IBM Bluemix, possibilitando que os participantes da maratona utilizem diversos serviços de mobilidade, cognitividade, segurança, dados, entre outros em seus apps”, finaliza.

Lançamento

O lançamento do hackathon será às 18h30, no Centro de Treinamentos da Sercomtel, que fica na Rua Fernão Dias, nº 383. Na ocasião, a IBM fará a apresentação da Plataforma Bluemix.

O hackathon será realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro e as equipes vencedoras serão divulgadas durante a abertura do ECO.TI 2015, no dia 24 de novembro.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.