Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O IBGE começou ontem, 4 de maio, as entrevistas da pesquisa PNAD Covid, que tem por finalidade identificar os indivíduos com sintomas associados à Covid-19 e o impacto da pandemia no mercado de trabalho.

A pesquisa é feita em parceria com o Ministério da Saúde e será realizada durante três meses entrevistando os mesmos domicílios em cada etapa. Os dados sobre o estado de saúde dos entrevistados serão divulgados semanalmente e os referentes ao mercado de trabalho terão divulgação mensal.

Para a realização da pesquisa, o IBGE conta com dois mil entrevistadores, que irão contatar moradores de cerca de 193 mil domicílios de todo o país.

Conforme explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira, a pesquisa pretende revelar a quantidade de pessoas que manifestam os sintomas de Covid-19, como tosse, febre, dor de garganta e dificuldade de respirar. “Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, disse Maria Lucia.

A pesquisa também vai revelar, nos casos de internação, se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Nos casos em que o doente não procurou unidade de saúde para se tratar, os entrevistadores do IBGE perguntarão se os moradores receberam a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio por conta própria, sem consulta médica.

Sobre as mudanças no mercado de trabalho durante a pandemia, a PNAD Covid irá disponibilizar dados sobre questões relacionadas ao teletrabalho, causas que dificultaram a busca de emprego e a variação da renda no período.

Os primeiros resultados da pesquisa têm divulgação prevista ainda para maio. Os dados para Brasil e grandes regiões serão disponibilizados semanalmente, enquanto que as informações por estado terão divulgação mensal.

No Paraná, a PNAD Covid abrangerá 10.445 domicílios, entrevistados mensalmente, em 237 municípios do estado. O instituto conta com 117 entrevistadores no Paraná para a realização desta tarefa.

Confirmação da identidade do entrevistador

A PNAD Covid será feita exclusivamente por telefone, por isso, caso algum cidadão queira confirmar a identidade do entrevistador, poderá fazê-lo através do telefone 0800 721 8181. O horário de funcionamento do 0800 é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. E aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h. Há a possibilidade também de fazer essa verificação diretamente no site do instituto, no endereço www.respondendo.ibge.gov.br

Edison Vitoretti Junior/Asimp/IBGE Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.