Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A unidade de Jacarezinho da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) está com 12 vagas abertas para o processo seletivo de empresas inovadoras que queiram participar do programa de incubação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A incubadora fica no Câmpus Jacarezinho do instituto, que integra o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro.

Neste ano, são ofertadas seis vagas para a modalidade de incubação residente - quando a empresa fica nas dependências da Intec - e outras seis para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

O gerente da Intec, Gilberto Passos de Lima, ressalta que a incubadora do Tecpar, por estar dentro de um parque, pode facilitar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ele pontua ainda que após a consolidação da empresa incubada, ela pode então se candidatar a se instalar no parque tecnológico, onde terá apoio para projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Lima salienta ainda que a unidade da Intec em Jacarezinho está em um ambiente propício à inovação, devido à proximidade de instituições de ensino técnico e superior e também ao incentivo ao desenvolvimento industrial no município. 

“Há várias iniciativas empreendedoras em Jacarezinho e os estudantes de instituições como a Universidade Estadual do Norte Pioneiro e do Instituto Federal do Paraná podem viabilizar seus projetos na Intec. O Norte Pioneiro está despontando como uma área de criação de novos negócios inovadores”, destaca o gerente da Intec.

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve comprovar que cumpre nove requisitos, como inovação tecnológica, infraestrutura de P&D e competência da equipe, por exemplo.

CUSTOS - O valor mensal pago pela empresa incubada depende do modelo e da etapa do processo de incubação em que se encontra. A incubada residente, por exemplo, ao usar espaços exclusivos da Intec, tem o custo mensal de R$ 66 por metro quadrado utilizado. Já a incubada não residente pagará mensalmente o valor-base de R$ 1.280, com desconto de 70% no valor da mensalidade durante o período de implantação. 

IMPLANTAÇÃO - Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: Implantação (estruturação da empresa), Crescimento (expansão dos negócios), Consolidação (início da sustentabilidade financeira) e Liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A partir do início da etapa de Consolidação até o final da etapa de Liberação, a incubada paga mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que correspondente a 3% do faturamento bruto mensal da empresa. 

INTEC - Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem fazer, ao longo do ano, a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. 

Podem participar do processo de incubação pessoas físicas, como universitários, pesquisadores e empreendedores, que tenha um negócio inovador, ou ainda pessoas jurídicas. Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo e Invento Engenharia.

Conheça a Intec pelo site intec.tecpar.br/comoincubar

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.