Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aval foi dado na última quinta-feira (22), em apoio às chancelarias do Brasil e Paraguai.

Os  dois diretores-gerais da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e  Luna  (brasileiro)  e  Ernst  Bergen  (paraguaio), manifestaram apoio às chancelarias  dos  dois  países  para  que  a  empresa seja fiscalizada por controle  externo.  A  Diretoria Executiva defendeu, na última quinta-feira (22),  a  retomada  das tratativas para a criação da Comissão Binacional de Contas,   mediante   Acordo  de  Notas  Reversais  a  ser  conduzido  pelos ministérios de Relações Exteriores de ambos os países.

As tratativas para a criação da comissão haviam começado em 2015, por iniciativa do MRE do Brasil. Em 2017, houve a primeira reunião para debater o tema. Agora, o assunto voltou a ser discutido com prioridade, seguindo as premissas  básicas  da  boa  gestão  pública:  legalidade,  impessoalidade, moralidade,  publicidade  e eficiência, conforme ressalta o general Silva e Luna.

Segundo  ele, “essa iniciativa demonstra que a atual gestão de Itaipu está buscando ser cada vez mais transparente, atendendo ao que a sociedade espera”.

A  Itaipu  Binacional  possui  natureza  jurídica diferenciada por se tratar  de  ser uma empresa juridicamente internacional, emergente no campo do direito internacional público e constituída por um tratado firmado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai.

Entidade  criada  por  dois  países  soberanos,  à  Itaipu  se aplica regramento jurídico especial, fundamentado no princípio da binacionalidade, com absoluta igualdade em seus processos decisórios.

Segundo  a  ata  da  reunião  da  Diretoria Executiva, "não por outro motivo,  a  gestão dos recursos e do território da empresa é feita de forma conjunta  e paritária entre brasileiros e paraguaios, havendo um verdadeiro condomínio de partes iguais e ideais entre os países".

Nesse  sentido,  o  planejamento,  o  orçamento,  a contabilidade, as contas e o patrimônio da Itaipu sempre foram administrados de maneira comum e  bem-sucedida  pelos  empregados  das  duas margens, com procedimentos de auditoria interna e auditoria binacional externa.

Ainda  segundo  a  ata,  "com  a  intenção  de avançar no processo de aperfeiçoamento  e  de  transparência  na  gestão, a Diretoria Executiva da Itaipu   acredita   ser   relevante  contar  também  com  um  mecanismo  de fiscalização externo".

Esse  controle,  de  forma  independente e respeitando o princípio da binacionalidade  e  o  Tratado  de  Itaipu,  auxiliaria  os  dois países na fiscalização  contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da  empresa  quanto  aos  aspectos  da  legalidade,  da  legitimidade  e da economicidade de seus atos.

Como é hoje

Atualmente,  as  contas  de Itaipu já são auditadas conjuntamente por empresas  do  Brasil  e do Paraguai. O resultado dessas auditorias, que são anuais,  é  comunicado  à  Diretoria  Executiva  de Itaipu e ao Conselho de Administração  – que, com base nos relatórios e em eventuais recomendações, podem  determinar  providências.  Todos esses balanços estão disponíveis no site da empresa.

Outros  mecanismos  de  controle  de  Itaipu são a atuação da própria Eletrobras  e  da  Ande,  que dão pareceres prévios e têm representantes no Conselho  de  Administração;  pelos  governos  do Brasil e do Paraguai, que nomeiam  diretores  e  conselheiros  da  binacional;  e  pelo Ministério de Relações Exteriores dos dois países, que indicam representantes no Conselho de Administração.

Asimp/Itaipu

#JornalUnião

Da usina. Crédito: Kiko Sierich/PTI.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.