Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Warning: Undefined variable $ad_format in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_pub_2021.php on line 15

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve, ontem (02), em Pontal do Paraná, para o lançamento do “Julho Dourado”, que contou também com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo  (SEDEST) em exercício, Rasca Rodrigues, do prefeito Marcos Fioravante e da diretora de Políticas Ambientais Fabiana Campos, da SEDEST. O “Julho Dourado” foi criado por meio de uma lei estadual de autoria de Cobra Repórter, que tem como objetivo refletir sobre a saúde de animais de rua e animais domésticos de estimação e a prevenção de doenças por eles transmitidos, as zoonoses.

O deputado ressaltou que este é o primeiro ano em que efetivamente a Lei Nº 19472 de 2018 entra em vigor e diversas ações foram preparadas em todo o Paraná. Durante o lançamento, foi promovida a castração de cães e gatos de Pontal e Ilha do Mel. Trata-se de uma força tarefa para a castração de 400 animais. A ação foi organizada pela a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Na ocasião, foi também divulgada a abertura de edital de pesquisa e extensão em “Saúde Única”, mediante assinatura de protocolo de Intenções entre a SEDEST e a Fundação Araucária. “Saúde Única” é um conceito que integra a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. O edital será composto por sete linhas temáticas específicas.

O lançamento do “Julho Dourado” contou ainda com a apresentação do programa “Pet Amigo” do governo do estado. O “Pet Amigo” é o cadastro onde é feito o registro do animal de estimação, doméstico ou domesticado. Com o registro, todas as informações sobre o bicho estarão reunidas em um só lugar e facilitará a identificação do animal, caso ele fuja ou seja levado de seu tutor. É possível indicar se o bicho está desaparecido, o que facilita a identificação e restituição do animal. O cadastro permite registrar gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.

Outro serviço disponível é a emissão de comunicados sobre campanhas de proteção e de saúde animal e dicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná sobre nutrição, cuidados, saúde e outras informações para o bem-estar do pet. Também foi realizada, na terça-feira, a entrega dos Certificados para o projeto “Mãos e Patas” e Grupo de Apoio aos “Bichinhos das Encantadas”.

Durante todo o mês de julho, estão previstas palestras, seminários, campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais, campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono. Até um concurso de fotografias na sua página oficial na internet está sendo realizado. “O Julho Dourado é uma referência e a causa animal merece atenção no Paraná. Estamos no Estado com maior número de cães por domicílio e com uma imensa população de animais de rua. Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração, ações preventivas de zoonoses e de adoção”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

O secretário de Sustentável e do Turismo em exercício, Rasca Rodrigues, destacou que a iniciativa do deputado Cobra Repórter é extremamente importante  e parabenizou o deputado pela iniciativa. "53% do lares do Paraná tem um animal de estimação, eles já fazem parte da vida  das pessoas, precisam de carinho, atenção. Também é importante a  conscientização contra o abandono, é uma questão de saúde pública, do animal e de quem tem o animal", afirmou.

SAMU VET

O SAMU VET é uma unidade móvel de resgate de animais atropelados em via pública para fazer um primeiro atendimento e depois levá-lo a uma unidade conveniada. Eles participaram da atividade em Pontal do Paraná . O deputado Cobra Repórter vai trabalhar junto ao Governo do Estado para verificar formas de levar o Samu Vet para as principais  cidades do Estado.

Meire Bicudo/ASimp
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.