Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Alexandre Kireeff recebeu na tarde desta quinta-feira(17), em seu gabinete, o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Wesley Mendes da Silva. No encontro, foram apresentados projetos que abordam a questão do bem-estar, Índice Bem Estar Brasil e Índice Real.Idade. Tratam-se de iniciativas que mensuram dados relacionados a qualidade de vida; e que, segundo Kireeff, poderão orientar o desenvolvimento de políticas públicas na cidade.

De acordo com o prefeito, os projetos estabelecem metodologias e critérios para aferir como os serviços públicos oferecidos são percebidos pela população, levando em conta a relevância e a satisfação com o serviço. “Não adianta ter um indicador de IDEB, ou um indicador de qualidade de saneamento, se isso tudo não se reverter em qualidade de vida para as pessoas. E esse trabalho tem essa pretensão, o que é sensacional”, afirmou.

O Índice Real.Idade estabelece um ranking composto por 500 cidades, divididas em dois grupos. No primeiro, estão as 150 maiores cidades brasileiras, com base no número de habitantes, e no segundo grupo, outras 350 cidades, com menos de 100 mil habitantes. Para a pesquisa, foram estabelecidas sete variáveis, que são Meio Ambiente, Transporte e Mobilidade, Família, Redes de Relacionamento, Vida Profissional e Financeira, Educação, Poder Público, Saúde, Segurança, e Consumo.

As cidades são classificadas com base no desempenho nestes temas, utilizando indicadores e dados oficiais publicados, como o Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros. A divulgação do ranking será em junho deste ano, com premiação para as cidades mais bem colocadas. Haverá também a indicação de parcerias com cidades de outros países para difusão de práticas de gestão, resultando em melhorias.

O professor e pesquisador da FGV-SP esclareceu que a pesquisa visa auxiliar as instituições públicas e privadas, trazendo à tona os assuntos mais relevantes para a população, e orientando para que governos e empresas saibam onde e como contribuir. “Através da mobilização que esse projeto pode gerar, pretende-se contribuir para que as riquezas produzidas em uma cidade cheguem até as pessoas, trazendo qualidade de vida”, concluiu Silva.

Também participaram do encontro a representante da instituição científica SDPS, Cristiane Chaves Gattaz, e integrantes do secretariado municipal.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.