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O prefeito Alexandre Kireeff entregou, na tarde desta terça-feira (19), em Londrina, um ofício ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, solicitando um aporte financeiro no valor de R$ 92.940.550,00. Esse valor corresponde aos prejuízos causados pelas fortes chuvas ocorridas no dia 11 de janeiro, que motivaram Kireeff a decretar Situação de Emergência em Londrina.

Os prejuízos físicos e financeiros foram contabilizados até ontem (segunda, 18). “Nossa expectativa é de que haja apoio dos governos Estadual e Federal para que seja possível captar recursos imediatos. Somando essa contribuição aos esforços locais, pretendemos consolidar um cronograma de atuação com a finalidade de minimizar os impactos e recuperar os danos causados pelas chuvas no menor espaço de tempo”, frisou o prefeito.

Por sua vez, o ministro Gilberto Occhi adiantou que o Governo Federal deverá complementar os prejuízos que foram detectados na cidade, embora não tenha estipulado data e nem valores. “Está muito claro que a soma dos prejuízos vai ultrapassar o limite mínimo de prejuízo para o Governo Federal apoiar. Por isso, Estado, Município e Governo Federal deverão se unir para que sejam viabilizados os investimentos necessários, visando restabelecer o funcionamento adequado dos locais atingidos”, ressaltou.

O levantamento completo da Prefeitura deverá ser concluído até o dia 21 de janeiro, através do preenchimento da Ficha de Informações de Desastre (FIDE). Esse encaminhamento passa pela Defesa Civil Estadual e, posteriormente, chega até a Defesa Civil Nacional, para que todo o processo seja reconhecido, homologado e publicado por meio de uma portaria específica.

Integraram a comitiva do ministro Occhi o diretor de Reabilitação e Reconstrução da Sedec, Paulo Falcão, e o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antônio Garcia.

Confira o levantamento dos prejuízos causados pela chuva em Londrina,  até segunda-feira (18).

* Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação – Prejuízos estruturais levantados de R$34.465.550,00.

* Pontes municipais e rurais – Perdas e avarias em 34 pontes, sendo 17 pontes com estruturas avariadas e destruídas e 17 pontes com cabeceiras rompidas, perfazendo um prejuízo estimado de R$11.000.000,00.

* Perdas em aproximadamente 400 Km de estradas rurais, destacando as seguintes estradas - Castelo Eldorado; Guairacá; Pininga; Piracema; Bule; 58; Guairacazão; Santa Mariana; Cachoeirinha; Remansinho; Periquito; Armarinho Paulista; Dos Coelhos; Paiquerê–Lerrovile; Grilo; Clementino; Barro Preto; Usina Apucaraninha. Prejuízo total estimado em R$16.000.000,00.

* Prejuízos na Rede Municipal de Ensino em escolas, sendo três interdições totais, dez interdições parciais e 78 escolas com danos parciais, totalizando um valor de R$16.775.000,00; e também o transporte de alunos entre escolas durante as reformas, aluguel de salas de aula e de cozinhas móveis, totalizando o valor de R$2.000.000,00.

* Prejuízos na Rede Municipal de Saúde em 15 unidades com danos parciais em cada uma delas, totalizando um prejuízo estimado no valor de R$500.000,00.

* Perdas nos Parques Ambientais Arthur Thomas, no valor estimado de R$3.500.000,00; e Daissaku Ikeda, no valor de R$5.500.000. totalizando R$9.000.000,00.

* Avarias detectadas em 507 unidades habitacionais levantadas pela COHAB, perfazendo um prejuízo estimado de R$1.700.000,00.

* Despesas emergenciais de reparo em estruturas de saneamento, erradicação e poda de árvores, com prejuízos estimados de R$ 1.000.000,00.

* Prejuízos ocorridos em outros imóveis pertencentes à Prefeitura Municipal de Londrina com valor estimado de R$500.000,00.

N.Com
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