Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa lançou ontem (06), na 23ª edição da Intermodal South América – a maior feira de logística da América Latina –, que acontece em São Paulo, o programa Porto Digital. A ferramenta, desenvolvida pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), é inédita no mercado portuário e vai permitir o acesso público a uma plataforma virtual que transmitirá, em tempo real, todas as informações operacionais de movimentação de cargas que acontecem no Porto de Paranaguá. A ferramenta estará disponível a partir desta sexta-feira (07).

Entre os principais benefícios do Porto Digital estão melhorar a visualização e o controle da operação portuária como um todo, com agilidade e transparência na disponibilização das informações operacionais.

“É uma ferramenta que promoverá a desburocratização do acesso à informação. O usuário terá, em tempo real, acesso a todas as operações que acontecem no porto, como, por exemplo, a quantidade de navios, suas origens e o que eles estão carregando”, disse o governador.

Richa ressaltou, durante a feira, o reconhecimento do Porto de Paranaguá no Brasil. “Hoje, o porto paranaense é reconhecido em todo o país, por sua eficiência e modernidade, por causa dos investimentos que fizemos, que possibilitaram a ampliação da capacidade do local, além de todas as dragagens, seja nos canais de acesso, nas bacias de evolução e nos berços de atracação”, afirmou. 

MAIS EFICIENTE - De acordo como secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Porto Digital atenderá de forma ainda mais eficiente a indústria, o comércio e o agronegócio. “Os exportadores poderão acompanhar toda a logística da operação portuária com segurança”, explicou.

PLATAFORMA – Ao acessar o site da ferramenta (www.portosdoparana.pr.gov.br), o usuário encontrará um mapa interativo que mostra a baía de Paranaguá, com todos os navios e embarcações em áreas de fundeio, barcos de apoio – como, por exemplo, dragas e rebocadores –, a localização das boias e sinalizações com imagem ampliada da baía.

Ao aproximar a ferramenta, o usuário tem acesso ao cais do Porto de Paranaguá, aos navios que estão atracados, programados para atracar e aguardando atracação (line up), assim como o volume de carga que está sendo movimentada em cada embarcação em tempo real. 

A atualização da ferramenta também prevê que, ao clicar em cada navio atracado, o usuário possa ver a porcentagem prevista para concluir a movimentação e quantos caminhões estão no cais comercial aguardando para carregar naquele momento no Porto de Paranaguá.

FÁCIL E ÁGIL - De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, o principal objetivo do Porto Digital é estabelecer uma forma fácil e ágil de disponibilizar informações operacionais.

“Esta ferramenta tem um potencial imenso de criação de novas funcionalidades, conforme as nossas necessidades. Além disso, o Porto Digital apresenta graficamente a realidade das operações que estão acontecendo no Porto, permitindo a interação dos usuários na tela. É um sistema de fácil interpretação para todas as pessoas”, explicou Dividino.

Segundo ele, além das informações que serão disponibilizadas ao público, o Porto Digital estará interligado com o APPA WEB – sistema operacional de controle dos Portos do Paraná – para atender todas as necessidades da comunidade portuária.

TECNOLOGIA – O Porto Digital foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado para aplicativos web e mobile (HTML 5, CSS3, Node.js). As informações geradas no painel gráfico são atualizadas através de integração com sistema de gestão portuária – APPA WEB, porém é possível o painel acessar diretamente qualquer banco de dados ou sistemas corporativos, pois, a solução conta com um módulo servidor para tal integração. As imagens são definidas no painel em formato vetorial, o que permite a personalização das cores, tamanhos e formatos dos objetos gráficos.

VISITA – Antes de chegar à Intermodal, o governador Beto Richa visitou o prefeito de São Paulo, João Dória. No encontro, eles conversaram sobre a gestão pública.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.