Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em cerimônia marcada pela presença de lideranças da engenharia, agronomia e geociências,  foi realizada no último dia 22, a posse solene do presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira. Na oportunidade foram empossados ainda os diretores geral e administrativo da Mútua-PR, engenheiro civil Julio Cesar Vercesi Russi e engenheiro químico Luiz Eduardo Caron e  os novos conselheiros titulares e suplentes do Colegiado 2018.

O evento realizado na UniBrasil contou com a presença do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, do presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, e dos secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, engenheiro civil José Richa Filho, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. Também presentes na mesa de autoridades a pró–reitora de Graduação do UniBrasil Centro Universitário, professora Lilian Pereira Ferrari, o presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas – Seção Paraná (ABEAG-PR), engenheiro agrícola Valmor Pietsch, a engenheira agrônoma e conselheira do Crea-PR, Marcia Helena Laino e o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), engenheiro civil Carlos Luciano Sant’Ana Vargas.

Prestigiaram o evento os presidentes de gestões anteriores do Crea-PR, o arquiteto e urbanista Armando Strambi, o engenheiro civil Orlando Maciel Strobel e o engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Junior.

O presidente Ricardo Rocha de Oliveira recebeu seu termo de posse das mãos do presidente do Confea, Joel Krüger.

Os diretores da Mútua-PR receberam seus termos do presidente da Mútua, Paulo Guimarães.

Inovação na Fiscalização

Feliz pelo momento que marca o início de sua gestão como presidente do Crea-PR, Rocha de Oliveira destacou em sua fala a principal marca do Conselho, que é a fiscalização e valorização do exercício profissional. “Vamos realizar ações para promoção de processos de fiscalização ainda mais assertivos, dinâmicos e participativos. Para isso, estamos propondo ampliar o trabalho desenvolvido nas últimas gestões do Crea-PR, investindo ainda mais na inovação tecnológica para potencializar a ação fiscalizatória, atuando em conjunto com as diretrizes das Câmaras Especializadas e o apoio de nossos inspetores em todo o estado.  Pretendemos ainda intensificar o processo de modernização e melhoria contínua do programa de capacitação e atualização de conhecimento ao corpo funcional do nosso Conselho”, disse o presidente do Crea-PR.

Sobre as entidades de classe, ele afirmou que a gestão “vai promover políticas de apoio à manutenção, criação e resgate destas instituições para que continuem atuantes e exerçam seu papel político na defesa das profissões, no Sistema Confea/Crea/Mútua e na sociedade em geral”. Como professor universitário e ex-reitor da Unioeste que conhece bem o trabalho já desenvolvido pelo Crea-PR, afirma que “a  gestão também tem o compromisso de aproximação como nossas instituições de ensino de todo o estado”.

Desafios no Confea

Bastante aplaudido pelos presentes, o presidente do Confea, Joel Krüger, que foi presidente do Crea-PR de 2012 a 2017, afirmou que “o período que esteve a frente do Regional foi pautado em pilares fundamentais na historia do Conselho: planejamento, compromisso, dedicação e continuidade dos trabalhos executados nas gestões anteriores”. Ele citou projetos e eventos idealizados e iniciados por presidentes de gestões anteriores, que ainda são muito importantes  como Encontro Paranaense de Entidades de Classe, o Fórum de Docentes e o Colégio Empresarial. “No Crea-PR temos compromisso com as profissões afetas ao Sistema e nesse espirito avançamos em nossa gestão. Agora passamos esse compromisso para o presidente Ricardo, para que possa continuar todo o trabalho e avançar cada vez mais”, disse Krüger. Ele agradeceu a cada um dos conselheiros, diretores, entidades de classe, instituições de ensino e empresas que acompanharam os seis anos de gestão no Paraná, e destacou o corpo funcional de “pelo profissionalismo e dedicação ao Crea-PR pela causa da engenharia, da agronomia e das geociências”. O presidente afirmou que a gestão do Conselho Federal será de compromisso com a ética, a mudança e a modernidade. “Trataremos de importantes temas nacionais, são grandes desafios e precisamos de transparência e ética em todas as ações realizadas”, disse.

Parceria com a Mútua

O presidente da Mútua, Paulo Guimarães, parabenizou todos os empossados e afirmou que “a Mútua temos grandes objetivos a realizar ainda nessa gestão. Acreditamos que o desenvolvimento do Brasil e a qualificação dos profissionais da engenharia nacional se dão através da educação e nessa área temos alguns projetos a realizar em parceria com o Confea na nova gestão”. Ao presidente Ricardo Rocha “desejo êxito em seu trabalho e grandes parcerias com a Mútua, como sempre tivemos com o Crea-PR”, disse Paulo.

O secretário José Richa Filho, representando o governador do Paraná Beto Richa, afirmou sentir-se “honrado em estar nessa solenidade de posse dos novos gestores do Crea-PR, que assumem a responsabilidade de comandar uma instituição com 90 mil profissionais registrados”. Como engenheiro, ele fez uma reflexão sobre a importância do trabalho que os colegas realizam em prol de todos os paranaenses, com o desenvolvimento, ações preventivas, e principalmente “ética, um requisito indispensável para quem atua em cargos fiscalizatórios, além do compromisso de bem servir a comunidade”, e finalizou: “os dirigentes e representantes do Crea auxiliam o estado a promover uma vida melhor aos seus habitantes”.

O secretário estadual João Carlos Gomes comentou sobre a “preocupação que o Crea-PR tem com a qualidade da formação dos profissionais, visível nas ações e eventos como o Fórum de Docentes, e tenho certeza que o professor Ricardo e todos os gestores que assumem o Crea continuam visando sempre a melhoria, a formação e a qualificação dos profissionais”.

A pró-reitora Lilian Ferrari, representando o reitor do UniBrasil, professor Dr. Sérgio Ferraz de Lima, parabenizou os presidentes Ricardo Rocha e Joel Krüger pela posse e as coordenadorias das Escolas de Engenharia da UniBrasil por vislumbrar a parceria e a importância de sediar este importante evento.

O reitor da UEPG Carlos Luciano cumprimentou e parabenizou o engenheiro civil Ricardo Rocha pela presidência do Crea-PR.

Conselheiros

Os novos conselheiros do Crea-PR assumiram seus mandatos nos cargos honoríficos, para dedicar-se à defesa e ao fortalecimento das profissões das engenharias, da agronomia, das geociências, das tecnológicas e técnicas. Os empossados representam 17 instituições de ensino e 54 entidades de classe, e junto com os outros 2/3 do Colegiado representam cerca de 90 mil profissionais registrados no Crea-PR. A conselheira engenheira agrônoma Marcia Laino  realizou a leitura do termo de posse, representando todos os conselheiros.

Débora Pereira/Asimp

#JornalUnião

Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.