Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de tranquilizar as gestantes e seus acompanhantes para o momento do parto, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai está realizando visitas guiadas por enfermeiras e enfermeiros aos locais onde são realizados os procedimentos para a concepção. Todas as quartas-feiras, a partir das 14 horas, a maternidade está recebendo as gestantes interessadas.

A iniciativa segue o preconizado pela Rede Mãe Paranaense e visa ajudar a gestante a se tornar a protagonista de seu parto. Para isso, durante a visita de 1h30, ela e seu acompanhante recebem diversas informações sobre os momentos antecedentes ao parto e sua realização. Assim, elas se familiarizam com os locais por onde vão passar, as acomodações disponíveis, os procedimentos que serão realizados pela equipe médica, os sintomas e sinais do trabalho de parto, as posições para o nascimento do bebê, os direitos das gestantes, os cuidados com o recém-nascido, os testes que serão feitos nos bebês, o registro de nascimento e o papel significativo do acompanhante.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da Maternidade Municipal, Zandira Batista, com a visita guiada, tanto as mulheres quanto seus acompanhantes se sentem mais calmos no dia do parto, pois têm informações sobre o que vai acontecer e sabem como agir, o que ajuda na realização de um parto mais rápido e tranquilo.

“O trabalho de parto com a mãe mais tranquila acontece de forma mais rápida, porque se ela não estiver à vontade, ou com medo e assustada, ela inibe a presença da ocitocina, que é o hormônio natural produzido pelo organismo para gerar as contrações do útero durante o trabalho de parto. Além disso, a ocitocina acaba competindo com o hormônio do estresse”, explicou a coordenadora de enfermagem.

Para o bebê também é importante que a mãe esteja tranquila, porque ele nasce em um ambiente mais adequado, mais calmo e sem estresse, garantiu Zandira. As visitas estão acontecendo desde agosto do ano passado, sendo que por mês a maternidade municipal recebe cerca de 35 mulheres e seus acompanhantes. As visitas são indicadas, preferencialmente, para aquelas que estão com 30 semanas de gestação ou mais e que têm o parto agendado na maternidade municipal. Podem se inscrever as mulheres que realizam o pré-natal na rede pública ou privada.

Para participar de uma das visitas é preciso agendar um horário pelo (43) 3372-9850 ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) em que se está fazendo o pré-natal. A intenção é que haja um aumento nos dias e horários das visitas guiadas para atender o máximo de mulheres possível. Aquelas que já realizaram algum parto na maternidade podem participar, pois alguns procedimentos foram modificadas para melhor atendê-las. Atualmente, cerca de 270 partos, entre cesárias e normais, são realizados mensalmente na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios