Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com as temperaturas máximas batendo na casa dos 30°, o consumo de energia elétrica tende a subir também. Geladeira, ar-condicionado e até mesmo ventiladores são mais usados nesta época, podendo tornarem-se os principais responsáveis pela conta de luz mais cara nos meses quentes. 

Entretanto, algumas pequenas mudanças no uso dos equipamentos podem gerar economia. E estas medidas podem se estender para o ano todo. 

Equipamentos que aquecem ou que resfriam são os que mais consomem energia em uma residência. Isto significa que geladeira, freezer, e chuveiro elétrico são os equipamentos responsáveis por, em alguns casos, mais de 50% do valor da conta de luz. No verão, então, onde somam-se principalmente o ar-condicionado e o ventilador, o gasto com energia cresce. “Além disso, as pessoas tendem a diminuir o termostato das geladeiras e dos freezers para o mínimo, aumentando o consumo dos equipamentos”, explicou o gerente da divisão de Eficiência Energética da Copel, André Pedretti. 

Para evitar o aumento no consumo de energia elétrica, portanto, algumas medidas simples podem ser adotadas. Os ambientes com ar-condicionado, o principal vilão do aumento no consumo de energia no verão, devem estar com as portas e janelas fechadas. “A lógica é simples: se entra calor de fora, o equipamento precisa trabalhar mais para resfriar o ambiente. Então, quando menos se abrir portas, menos consumo”, afirmou Pedretti. Além disso, é importante lembrar de desligar o aparelho em cômodos desocupados e manter a manutenção em dia. 

Evitar abrir a porta desnecessariamente vale também para geladeiras e freezers, pois o aparelho vai receber o ar mais quente do ambiente e trabalhar mais para resfriar. Além disso, é importante que a borracha da porta do equipamento esteja em ordem para garantir a vedação e não se deve colocar alimentos ainda quentes dentro da geladeira. 

Se o consumidor for viajar, o ideal é aumentar a regulagem do termostato, já que a porta não será aberta por alguns dias. Assim economiza-se energia e não estraga os alimentos. 

CHUVEIRO E LÂMPADAS - Gasta-se mais de um lado, mas por outro o verão é a época ideal para economizar com o chuveiro elétrico, responsável por cerca de 25% do consumo de energia de uma residência. Para isso, basta mudar a chave de temperatura para “verão”. O consumo reduz em até 40%. O mesmo vale para as lâmpadas. O ideal é evitar acendê-las durante o dia e optar pelos modelos led ou fluorescentes compactas. 

SIMULADOR - Para quem quer saber antecipadamente quanto vai gastar na conta de luz, a Copel mantém um simulador on-line de consumo de energia que mostra o consumo aproximado de cada um dos aparelhos da residência. 

Para isso, é necessário saber a potência do equipamento e ter uma estimativa do tempo de uso diário. “No site da Copel há também uma página com dicas de uso eficiente de energia tanto para consumidores residenciais quanto comerciais e industriais”, afirmou Pedretti. 

Para acessar a página com dicas, basta ir www.copel.com, clicar em “Residencial” e logo após em “Informações” e, no menu, escolher “Uso Eficiente de Energia na sua Casa”. Neste mesmo local está o link para o simulador on-line.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.