Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Sala do Empreendedor de Ibiporã juntamente com o Sebrae/PR oferece assessoria gratuita aos Microempreendedores Individuais (MEIs) que tenham dúvidas sobre o processo de preenchimento e envio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

 Os interessados serão atendidos por ordem de chegada. Também poderão optar pelo agendamento com consultores do Sebrae para este fim. “O atendimentos com os consultores será durante os meses de janeiro e fevereiro, toda segunda e quarta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas”, informa a Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Segundo o Agente de Desenvolvimento, Adaueber de Paula, os microempresários precisam levar a documentação mínima necessária, que consiste no relatório de receita bruta do ano, ou seja, o faturamento mês a mês da empresa e o certificado de microempreendedor individual. "Estamos preparados não só para orientá-los como também para, junto com o empresário, fazermos a declaração anual e a emissão dos primeiros boletos do ano de 2016", expõe.

De acordo com a legislação, a DASN-SIMEI deve ser feita até 31 de maio. O Sebrae/PR, no entanto, estará com atendimento especial em Ibiporã para que o envio do documento seja feito até o dia 29 de fevereiro.

"O vencimento da primeira parcela anual de 2016 da contribuição mensal do microempreendedor individual será no dia 20 de fevereiro, porém, poderá ser emitida com antecedência para maior segurança do empreendedor", explica o consultor da Sala do Empreendedor de Ibiporã.

A não entrega do documento torna irregular o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), podendo incorrer juros e multa.

O processo para a entrega da declaração anual é feito via internet, mediante o preenchimento de um formulário no qual o microempreendedor individual deve informar os rendimentos do ano de 2015. Quando o empreendedor já vem com a documentação em dia, o procedimento é rápido e simples, dura cerca de 30 minutos.

A figura do microempreendedor individual foi criada em 2009 e reúne mais de 400 ocupações, entre elas: pedreiro, cabeleireiro, mecânico, técnico de computador, artesão, entre outras. O valor da contribuição mensal é referente a 5% do salário mínimo, mais ICMS e/ou ISS dependendo da atividade, o que permite ao empreendedor ter até um funcionário, emitir nota fiscal, possuir alvará, participar de licitação pública e outros benefícios.

Os empreendedores individuais que tiverem dúvidas sobre a entrega da DASN - SIMEI também podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor: 3178-0223 ou 3178-0224, ou com a Central de Atendimento do Sebrae/PR  0800 570 0800.

A Sala do Empreendedor informa que por motivo de férias de um dos técnicos, do dia 07 a 25 de janeiro, a SALA DO EMPREENDEDOR atenderá das 08 às 14 horas. Este fato não prejudica o atendimento dos consultores do Sebrae nos dias agendados, ou seja,  segundas e quartas-feiras.

N.Com/Ibiporã 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.