Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina é uma cidade universitária. Com suas sete universidades, é uma referência no estado e no Brasil, não apenas no ensino presencial, mas também à distância. E, como tal, recebe estudantes vindos de vários outros locais, do Paraná e até de outros estados. Por isso, a cada virada de ano, época em que os alunos estão em férias, é uma nova corrida para a troca de apartamentos e casas: as renovações ou movimentações contratuais vêm cheias de dúvidas, que o advogado Jossan Batistute, sócio do escritório Batistute Advogados (societário, gestão patrimonial e imobiliário), responde!

“No âmbito imobiliário, temos as novas ocupações que surgem das movimentações de início de ano. O que as imobiliárias podem ou não fazer? Londrina é sujeita à sazonalidade conforme os períodos letivos das universidades. Como polo educacional, atrai muita gente de outras cidades, então em janeiro e fevereiro sempre há mudanças: quem chega, quem aluga, quem muda de apartamento”, ressalta Jossan Batistute.

Veja alguns detalhes que devem ser observados, segundo o advogado Jossan Batistute:

-Se não houver a renovação do contrato de aluguel, o imóvel deve ser desocupado na data de término prevista, ou em até 30 dias se o contrato for por prazo indeterminado. Caso contrário, o dono do imóvel pode entrar com uma ação de despejo por denúncia vazia desde que cumpridos alguns requisitos legais.

-Imobiliárias e proprietários de imóveis têm mecanismos para se certificarem da capacidade econômica e financeira de inquilinos e fiadores: seguro de fiança (sem fiador, mas com seguradora que garante o contrato), caução, fiança (com fiador). Porém, não se pode exigir mais do que uma modalidade de garantia, sob pena de se cometer crime. A cobrança antecipada do aluguel somente pode ser feita em casos específicos previstos na lei do inquilinato.

-Antes de alugar um imóvel é imprescindível que se faça uma vistoria minuciosa para não haver problemas na hora da rescisão, assim como ter recibos de tudo o que for gasto na manutenção do imóvel, além de separar bem as cobranças de aluguel, condomínio, IPTU e outras taxas, incluindo as extras cobradas pelo condomínio, as quais devem ser definidas as responsabilidades do pagamento, se do inquilino ou do proprietário. Ao final da locação, é muito importante para locador e locatário a realização de vistoria final em razão da saída do inquilino, com todas as formalidades exigidas na legislação e no contrato.

-Em todos os casos, venda ou aluguel, um contrato bem feito evita muitos transtornos: é bom incluir cláusulas em que uma parte do valor da venda seja antecipada (funcionando como arras ou sinal), podendo ser penitencial (se a pessoa desistir da compra, perde o valor) ou confirmatória (pagando o valor, não pode desistir mais).

Jossan Batistute, sócio do escritório Batistute Advogados (societário, gestão patrimonial e imobiliário), é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Direito Negocial também pela UEL, com especializações em Direito Empresarial, Processo Civil e em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná. (Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.