Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Estatuto da Metrópole (Lei 13.089/2015), que entrou em vigor em janeiro deste ano, trouxe novos desafios e possibilidades ao planejamento e à gestão das cidades brasileiras. Veio acompanhado também de demandas para o Ministério Público, chamado a atuar de modo a garantir o atendimento às necessidades de quem vive nos grandes centros urbanos. Para discutir esse novo cenário, o MP-PR realizará no próximo dia 23 o seminário “Estatuto da Metrópole e desafios das cidades brasileiras”.

O evento, que reunirá especialistas no tema no auditório a Instituição, em Curitiba, terá transmissão ao vivo pela internet. A promoção do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Habitação e Urbanismo e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

Integração

O novo marco legal representa uma transição não apenas de regime jurídico, mas de paradigma de ação. A qualidade da vida urbana, que ultrapassa os limites político-administrativos de um único município, depende da integração dos serviços básicos, como transporte coletivo, saneamento e recursos hídricos, envolvendo áreas de atuação do MP. Ante os desafios que representa a nova legislação, o evento – com programação das 9 às 18 horas, pretende fomentar a discussão e divulgar o novo Estatuto da Metrópole, a partir da realidade do Estado do Paraná, bem como os desafios e estratégias para sua implementação.

Voltada a integrantes do MP-PR e das administrações públicas estadual e municipal, pesquisadores, estudantes, movimentos sociais, entidades profissionais e demais interessados, a programação (com carga de 8 horas) poderá ser acompanhada presencialmente ou via webcast, com possibilidade de envio de perguntas (desde já) pelo e-mail ceaf@mppr.mp.br.

Conurbação apaga fronteiras

Segundo o procurador de Justiça Alberto Vellozo Machado, coordenador do Caop, o Estatuto da Metrópole traz importantes contribuições na defesa do direito à cidade, reconhecendo a amplitude e a escala intermunicipal dos problemas urbanos: “Essas fronteiras não existem no cotidiano do cidadão metropolitano”, afirma. “As cidades brasileiras foram marcadas por uma urbanização periférica, e as periferias, pela exclusão social. Esse quadro não pode se perpetuar.”

Para o promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo de Curitiba, Odoné Serrano Jr., a aplicação da Lei 13.089/2015 é também fundamental para a estruturação da governança interfederativa e para a integração das funções públicas de interesse comum. Hoje, os poderes politicamente constituídos estão limitados ao território de cada município e não dão conta de demandas que precisam ser manejadas conjuntamente. A crise hídrica em São Paulo e os percalços da Rede Integrada de Transporte em Curitiba são exemplos desse déficit de governança. Por isso, o Estatuto cria a figura do colegiado metropolitano, com representantes de todos os municípios, da sociedade civil e do governo do Estado. “Esse colegiado vai começar a desenhar o projeto de desenvolvimento regional, iniciando a implantação das estruturas para os serviços públicos regionais”, explica.

Cabe ao Ministério Público atuar para que o Estatuto seja cumprido, acompanhando e fiscalizando a criação ou adaptação dos entes regionais e a partilha da autoridade metropolitana. Essa frente de trabalho que se abre impõe a necessidade de repensar a própria Instituição em sua atuação regionalizada, visando maior eficiência e equidade na distribuição dos ônus e benefícios do processo de urbanização.

Clique aqui para mais informações e para ver programação completa do evento.

Asimp/Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.