Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste sábado (1º), a partir das 8 horas, o município de Londrina receberá a III Conferência Municipal de Transparência e Controle Social, no Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (SINCOVAL), localizado na Rua Ana Nery, 300, Jardim Petrópolis, Centro Cívico.

Durante todo o dia, os participantes vão debater a busca pela excelência na gestão pública. A intenção é identificar e propor novas estratégias para a formação de uma gestão transparente e com ferramentas que deem suporte ao controle social. Além disso, os participantes poderão avaliar as ideias trazidas nas pré-conferências realizadas nos dias 25 de maio, 3 e 10 de junho. Todas estão disponíveis no http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26374. Aqueles que desejarem também poderão trazer novas propostas e justificar pedidos de retirada de algum tópico.

O objetivo é que os participantes avaliem a situação da política municipal referente à transparência e ao controle social, ajudem a fixar as diretrizes gerais da área para o biênio de 2017-2019, aprovem o regimento interno do conselho, auxiliem na publicidade das resoluções e que elejam os membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social.

Para participar como ouvinte basta se inscrever pelo portal da Prefeitura ou pelo específico da Conferência - https://conselhotransparen.wixsite.com/conferencia. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Para poder votar na eleição e se inscrever como delegado era necessário ter se inscrito até o dia 28 de junho e participado de, pelo menos, uma das pré-conferências realizadas nos dias 25 de maio, 3 e 10 de junho.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Vera Lucia Tieko Suguihiro, participar de encontros como esses, realizados na cidade, são de extrema importância porque oportunizam o conhecimento dos procedimentos utilizados pela administração pública com os recursos investidos pelos cidadãos.

Vera explicou que a conferência é para o debate da coisa pública de forma transparente e visa o controle social. “À medida em que temos espaços para o controle da gestão pública, a população fica sabendo como as decisões políticas são tomadas e como os recursos públicos são investidos”, frisou.

Além de debater as propostas, os membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social vão fazer uma apresentação das ações executadas durante o biênio de 2015 a 2017. Segunda a presidente, é possível verificar grandes avanços efetuados na gestão pública não apenas da Prefeitura de Londrina, mas em outros órgãos como Sercomtel e Câmara de Vereadores.

Entre as recomendações enviadas pelo conselho à Prefeitura estão a lista tríplice para a eleição do controlador-geral do Município, que passou a requerer apresentação de propostas de trabalho e sabatina para a escolha do nome. Outra demanda requerida pelo órgão colegiado e atendida pela Prefeitura foi a composição do cargo de Ouvidor-Geral do Município, assim como a atualização e incremento de informações nos sites de órgãos públicos.

A presidente do Conselho ressaltou que após o atendimento das sugestões, os sites da Prefeitura, Sercomtel e da Câmara de Vereadores ficaram mais completos, com informações mais detalhadas e transparentes à população. São esses e outros avanços que o conselho apresentará durante a conferência.

As pré-conferências e a conferência municipal seguem o preconizado na Lei Municipal nº 11.777, de 19 de dezembro de 2012 e são espaços de debate público sobre a situação política do País, Estado e Município. A organização cabe ao Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, que é um órgão colegiado, permanente e autônomo, de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador da Política Municipal de Transparência e Controle Social na cidade de Londrina.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.