Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Geral 30/06/2017  09h30

Município realiza III Conferência de Transparência e Controle Social

Todas as propostas que serão debatidas estão disponíveis no portal da Prefeitura de Londrina

Neste sábado (1º), a partir das 8 horas, o município de Londrina receberá a III Conferência Municipal de Transparência e Controle Social, no Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (SINCOVAL), localizado na Rua Ana Nery, 300, Jardim Petrópolis, Centro Cívico.

Durante todo o dia, os participantes vão debater a busca pela excelência na gestão pública. A intenção é identificar e propor novas estratégias para a formação de uma gestão transparente e com ferramentas que deem suporte ao controle social. Além disso, os participantes poderão avaliar as ideias trazidas nas pré-conferências realizadas nos dias 25 de maio, 3 e 10 de junho. Todas estão disponíveis no http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26374. Aqueles que desejarem também poderão trazer novas propostas e justificar pedidos de retirada de algum tópico.

O objetivo é que os participantes avaliem a situação da política municipal referente à transparência e ao controle social, ajudem a fixar as diretrizes gerais da área para o biênio de 2017-2019, aprovem o regimento interno do conselho, auxiliem na publicidade das resoluções e que elejam os membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social.

Para participar como ouvinte basta se inscrever pelo portal da Prefeitura ou pelo específico da Conferência - https://conselhotransparen.wixsite.com/conferencia. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Para poder votar na eleição e se inscrever como delegado era necessário ter se inscrito até o dia 28 de junho e participado de, pelo menos, uma das pré-conferências realizadas nos dias 25 de maio, 3 e 10 de junho.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Vera Lucia Tieko Suguihiro, participar de encontros como esses, realizados na cidade, são de extrema importância porque oportunizam o conhecimento dos procedimentos utilizados pela administração pública com os recursos investidos pelos cidadãos.

Vera explicou que a conferência é para o debate da coisa pública de forma transparente e visa o controle social. “À medida em que temos espaços para o controle da gestão pública, a população fica sabendo como as decisões políticas são tomadas e como os recursos públicos são investidos”, frisou.

Além de debater as propostas, os membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social vão fazer uma apresentação das ações executadas durante o biênio de 2015 a 2017. Segunda a presidente, é possível verificar grandes avanços efetuados na gestão pública não apenas da Prefeitura de Londrina, mas em outros órgãos como Sercomtel e Câmara de Vereadores.

Entre as recomendações enviadas pelo conselho à Prefeitura estão a lista tríplice para a eleição do controlador-geral do Município, que passou a requerer apresentação de propostas de trabalho e sabatina para a escolha do nome. Outra demanda requerida pelo órgão colegiado e atendida pela Prefeitura foi a composição do cargo de Ouvidor-Geral do Município, assim como a atualização e incremento de informações nos sites de órgãos públicos.

A presidente do Conselho ressaltou que após o atendimento das sugestões, os sites da Prefeitura, Sercomtel e da Câmara de Vereadores ficaram mais completos, com informações mais detalhadas e transparentes à população. São esses e outros avanços que o conselho apresentará durante a conferência.

As pré-conferências e a conferência municipal seguem o preconizado na Lei Municipal nº 11.777, de 19 de dezembro de 2012 e são espaços de debate público sobre a situação política do País, Estado e Município. A organização cabe ao Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, que é um órgão colegiado, permanente e autônomo, de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador da Política Municipal de Transparência e Controle Social na cidade de Londrina.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios