Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Hospital Veterinário (HV) realizou no último fim de semana um mutirão de esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos. A atividade foi coordenada pela professora Carmen Lúcia Scortecci Hilst, do Departamento de Clínicas Veterinárias. Foram esterilizadas apenas fêmeas, totalizando 50 gatas da ONG "Sete Vidas", de Londrina, e 42 cadelas da ONG "Amigos dos Bichos", da cidade de Apucarana.

O mutirão possibilitou orientação aos responsáveis pelos animais sobre as patologias do aparelho reprodutor feminino, principalmente as neoplasias mamárias, alertando para a importância da castração precoce na prevenção dessa patologia. A ação ainda permitiu aos 20 alunos de graduação participantes, nove residentes, dois mestrandos e um bolsista de extensão, o aprimoramento da técnica de retirada dos ovários e útero das fêmeas, bem como a coleta desse material para uso em pesquisa de pós-graduação.

Projeto - A atividade faz parte do projeto de extensão "Controle Populacional de cães e gatos em Londrina e região", coordenado pela professora Nilva Mascarenhas, do CCA. "A extensão do HV se mantém como referência no atendimento e orientação das ONGs e comunidade carente, contribuindo com o bem-estar animal, controle de natalidade e para a melhoria da saúde pública quanto ao risco de zoonoses", afirma a professora.

Também participaram da ação alunos e professores do Departamento de Clínicas Veterinárias, Mirian Siliane B. de Souza, Fernanda do Carmo Stievani, Guilherme Cardoso e Maria Isabel M. Martins. 

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.