Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O novo Procurador-Geral Federal, Miguel Cabrera Kauam, tomou posse ontem, dia 10, em cerimônia realizada em Brasília. Kauam substitui Ávio Kalatzis de Britto. 

Em cerimônia sediada na Advocacia-Geral da União (AGU) — da qual a Procuradoria-Geral Federal faz parte — e transmitida pela internet para os membros da instituição, o Advogado-Geral Bruno Bianco agradeceu a Ávio Kalatzis pela ótima gestão, lembrando que hoje a PGF tem o respeito de ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, das demais carreiras da AGU.

Ele disse que o novo PGF assume o comando do órgão em uma boa fase, após as evoluções da Procuradoria-Geral Federal ocorridas nos últimos anos. "Que essa fase seja muito próspera da nossa Advocacia-Geral da União e que a gente possa crescer muito institucionalmente nessa gestão", desejou.

O novo chefe da PGF começou como estagiário antes de ser admitido para a carreira de Procurador Federal, em Londrina (PR), sua cidade-natal. Segundo Miguel Cabrera Kauam em seu discurso de posse, as missões à frente do órgão incluem a continuidade dos projetos já em andamento, como é o caso da desterritorialização. 

"A pandemia acelerou essa discussão, por questões até de imposição física. E com certeza continuaremos nos aprimorando", disse, acrescentando que o objetivo é que, nas situações em que a tecnologia permitir, algumas questões sejam regionalizadas visando "cada vez mais padronização e aumento na qualidade na prestação do serviço".

Nas funções mais altas da PGF há 2 anos e 11 meses, antes como Subprocurador-Geral Federal e, desde o início deste ano, como Procurador-Geral Federal, Ávio Kalatzis de Britto fez um balanço do período, mencionando os principais resultados alcançados, que creditou a todos os procuradores federais e demais colaboradores da PGF.

O aumento da taxa de sucesso judicial foi uma das principais entregas, alcançando média de 61,7% em 2021, acima da meta prevista para o ano, de 59,9%. Em setembro o índice foi ainda mais alto, de 63,8%. A arrecadação de recursos públicos também apresentou números expressivos. Os R$ 5,2 bilhões arrecadados até setembro deste ano já superam toda a arrecadação do ano passado (R$ 4,84 bilhões), alta de 45% se comparados os mesmos períodos de 2020 e 2021.

"Tivemos recorde no atendimento das demandas de consultorias, assessoramento aos gestores públicos, recorde na arrecadação. Foi sobretudo uma gestão partilhada com todos os colegas, ouvindo a todos, representação da carreira, associações... Enfim, todas as pessoas que fazem parte da nossa carreira e querem o bem da PGF e, por consequência, da Advocacia-Geral da União como um todo", agradeceu. 

Após a posse, Bruno Bianco agradeceu aos mais de 440 colegas da AGU que acompanharam a posse de forma virtual. "Uma posse prestigiada, que nos enche de alegria e nos mostra o quanto a carreira está engajada e atenta aos seus dirigentes máximos. Isso é importante para que possamos estar cada vez mais unidos diante das dificuldades", afirmou.

A nomeação de Miguel Cabrera Kauam foi publicada na última quarta-feira no Diário Oficial da União. Ele ingressou na carreira em 2007, lotado na Procuradoria-Seccional Federal de Londrina. Foi procurador-chefe da unidade, da Procuradoria Federal do Paraná, tendo atuado também na Procuradoria Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Miguel Cabrera também já foi coordenador-geral de Cobrança e Recuperação de Créditos da PGF, diretor de programa na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho entre 2019 e 2020, quando a secretaria era vinculada ao Ministério da Economia, além de assessor do secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência.

Ascom/AGU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.