Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mudanças podem enfraquecer o combate à corrupção e à criminalidade

O Senado realiza, nesta semana, uma série de audiências públicas interativas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para debater o Projeto de Lei (PL 2.505/2021) que propõe a revisão da Lei de Improbidade Administrativa. O texto de alteração da legislação que estabelece as regras para punir gestores por irregularidades na administração pública já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora está sendo discutido no Senado.  

Para analisar o assunto, a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e a Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) formaram uma Comissão de Estudo que realizou uma série de reuniões que resultaram num documento entregue à Associação Nacional de Membros do Ministério Público (CONAMP).  A APMP, junto com a CONAMP, defende a necessidade de aprofundamento do debate buscando o aperfeiçoamento da nova legislação. “A corrupção é um problema implacável que assola a sociedade brasileira. Ela subtrai recursos que poderiam ser investidos em saúde, segurança e para aplacar a pobreza que assola o país”, enfatizou o Promotor de Justiça e presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Tiago Pasternak Glitz. 

Somente em 2020, O MP do Paraná solicitou a devolução de mais de R$ 650 milhões aos cofres públicos. O entendimento da Associação é de que as mudanças da legislação diminuem o poder de investigação do Ministério Público, por meio de mecanismos que dificultarão a responsabilização pela prática de improbidade administrativa, enfraquecendo o combate à corrupção e à criminalidade.  

Entre as alterações que causam preocupação está a redução dos prazos de investigação. O PL fixa o prazo em 180 dias, prorrogável uma única vez, pelo mesmo período, para a conclusão das investigações dos atos de improbidade administrativa. “É necessário o equilíbrio entre direitos e garantias individuais dos que são investigados e processados por improbidade administrativa, ressaltando que esse direito é uma preocupação e uma das funções do MP. Por outro lado, precisamos ter mecanismos minimamente eficientes para a promoção da investigação e responsabilização desses atos”, avaliou. 

Uma das formas de combate à corrupção, explica Glitz, é a possibilidade de punição aos gestores que cometem irregularidades em sua administração. Flexibilizar essas regras é considerado um retrocesso à toda sociedade. “A corrupção é um problema implacável que assola a sociedade brasileira. Nosso país tem enormes deficiências estruturais e dificuldades na prestação de serviços públicos de qualidade e a defesa do patrimônio público é fundamental para que esses recursos possam ser recuperados e destinados aos serviços essenciais de saúde, educação e segurança”.  

Outra alteração polêmica é a que prevê a imunidade aos partidos políticos, mesmo que façam uso de recursos públicos para gerir suas atividades. A APMP entende que a Lei de Improbidade é um avanço muito importante conquistado a partir da Constituição de 1988 que não pode ser perdido, por ser fundamental para o combate a corrupção. 

Integrantes da Comissão de Estudos 

A Comissão de Estudos do MPPR é coordenada pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos Mauro Sergio Rocha e composta pelo presidente da APMP André Tiago Pasternak Glitz; pelo Coordenador da Escola Superior do MPPR Eduardo Augusto Salomão Cambi; pelo Coordenador do CAOP de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária Maurício Kalache; pelo  Integrante do CAOP de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária Leonardo Dumke Busatto; pelo  Coordenador de Assuntos Institucionais do MPPR e Diretor de Defesa de Prerrogativas Fernando da Silva Mattos; pelo Procurador de Justiça, Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini; pelo Procurador de Justiça, Mario Sergio de Albuquerque Schirmer e pela Coordenadora do GEPATRIA de Guarapuava Leandra Flores. 

Cynthia Calderon/Asimp/APMP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.