Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) já começou a instalar os equipamentos do novo sistema inteligente de armazenamento de altos volumes de dados ambientais. O equipamento foi adquirido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por meio do Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres Naturais, com recursos do Banco Mundial. O investimento é de R$ 2 milhões. 

“O Paraná conta com um dos mais qualificados órgãos de monitoramento meteorológicos e ambientais, e essa nova tecnologia ajudará a melhorar ainda mais a capacidade de geração de dados para benefício da população e do meio ambiente”, disse o secretário de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, em visita ao Simepar. 

Com equipamentos de alto desempenho, o sistema aumenta a capacidade para processar e armazenar dados e informações meteorológicas e hidrológicas enviadas por sensores remotos, satélites, radares e sistema de detecção de raios. “Esses dados são conhecimento científico e patrimônio do Estado, precisam estar bem armazenados e serem usados na adoção de medidas preventivas sempre que necessárias em caso de tempestades severas, incidência de raios e geadas, entre outros fenômenos meteorológicos”, disse o diretor do Simepar, Eduardo Alvim Leite. 

O Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres Naturais prevê, ainda, a compra de dois novos radares a serem instalados na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. Participam do programa a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Simepar.

Novas parcerias: Na reunião, os gestores trataram ainda de novas parcerias entre as duas instituições para a área de monitoramento ambiental, especialmente de florestas nativas. “O Simepar tem a capacidade de fornecer serviços altamente precisos e de inteligência para aumentarmos o controle e a prevenção de danos ambientais”, disse Ricardo. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.