Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Professor Felipe Aquino explica como foi o fim do comunismo e o papel do Papa polonês nesse acontecimento histórico

Todos os Papas severamente condenaram o comunismo, por ser uma ideologia materialista e ateia, destruidora da pessoa humana.

Foi um fato impressionante a queda retumbante do comunismo no Leste Europeu em 1989, sem derramamento de sangue. De fato isso não pode ser explicado sem considerarmos a ação de Deus e de Nossa Senhora através do Papa João Paulo II.

O mundo vivia a “guerra fria” entre a União Soviética e os países ocidentais. O medo imperava com a possibilidade real de uma guerra nuclear que pulverizaria o planeta. De repente, o bloco comunista se dissolve como um castelo de areia, da noite para o dia. Como explicar isso?

João Paulo II viveu e sofreu sob este terrível regime na Polônia; cabendo a ele, por vontade de Deus, ser o principal artífice de sua queda depois de ter por mais de 70 anos escravizado muitas nações da Europa e as ter confinado sob o chamado Muro de Berlim ou “Muro da Vergonha”. Milhões de pessoas foram vítimas deste terrível flagelo. “O livro negro do comunismo” (Stephan Courtois, Ed. Bertrand Roussel, 2005) fala em cem milhões de mortos na Rússia, China, Hungria, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Polônia, Cuba, Vietnam, Laos, Cambodja, etc. Milhões viveram sob este pesadelo.

Lamentavelmente ainda vivem sob este cativeiro a ilha de Cuba, a Coreia do Norte e a China. O jornalista Bernard Lecomte, especializado em assuntos da União Soviética e dos países do Leste Europeu, depois de investigar os arquivos do Leste europeu e de Paris, escreveu, em 1991, um livro sobre a história da queda do comunismo, mostrando ao mundo que foi fundamental a ação do Papa João Paulo II para que isto acontecesse.

Lecomte fez pesquisas em Paris, Moscou, Cracóvia, Praga e Gdansk (Danzig). Ele é repórter do “L’Express” e co-autor com Jacques Lesourne, de “O pós-comunismo desde o Atlântico até os montes Urais”. O livro foi publicado em francês no ano de 1991, com o título “La Veritè I’emportera sur le Mensonge” (A Verdade prevalecerá sobre a Mentira) e editado em português, em 1993, com o titulo “O Papa que venceu o Comunismo” (Editora ASA, 358 pp).

O jornalista americano Carl Bernstein e o italiano Marco Politi escreveram também uma obra semelhante, muito bem documentada, chamada “Sua Santidade: o Papa João Paulo II e a história oculta de nosso tempo” (Editora Objetiva Ltda, Rio de Janeiro). Bernstein ficou famoso com a investigação do escândalo “Watergate” que derrubou o presidente Richard Nixon em 1974.

O início do fim

A queda do comunismo começou, entre outros fatos, com a eleição surpreendente do então cardeal polonês Karol Wojtyka, em 1978, que obteve 97 dos 111 votos do Colégio de cardeais. Sem dúvida esta eleição foi surpreendente para o mundo, não só por escolher um Papa não italiano – o que não acontecia desde Adriano VI (1522-1523) – mas principalmente por ser um Papa que vinha de um país comunista, detrás da “Cortina de Ferro”. Jerzy Turowicz disse na época que “Moscou viu de imediato um inimigo em João Paulo II”. “Os russos teriam preferido ver Soljenitsin tornar-se Secretário Geral da ONU a ver um polaco tornar-se Papa”, disse o jornalista Alberto Roncai em “La Stampa” de 17/10/78. “Trata-se de um terremoto psicológico para todo o Leste”, disse o Cardeal Franz konig, Arcebispo de Viena ( cf. p.9).

Desde o início do seu pontificado, João Paulo II tinha como objetivo conquistar a liberdade civil e religiosa para as nações dominadas pelo comunismo ateu, sob o qual ele tanto sofreu. Mas o Papa desejava uma mudança sem violência e sem sangue, levando os regimes totalitários a se abrirem lentamente à verdade e à liberdade. E, graças a Deus, foi o que aconteceu.

A Europa dividida criminosamente pelo Muro de Berlim, sempre foi para João Paulo II uma ferida insuportável, um rasgão que precisava ser costurado. Assim, em Gniezno (1979), em Paris (1980), em Compostela (1982), em Viena (1983), o Papa denunciou a divisão da Europa e condenou o muro de Berlim (p.197).

As visitas de João Paulo II à Polônia

Em sua primeira visita à Polônia, em 1979, ele percebeu claramente que tinha o apoio do povo polonês. Em 13 de junho de 1987, o então líder polonês, general Wojciech Jaruzelski, foi recebido pelo Papa no Vaticano, e nesse mesmo ano João Paulo II voltou, pela terceira vez, à sua terra.

Em Gdansk, 750.000 pessoas lhe aclamaram. Ali lhes confiou que todos os dias rezava por sua pátria e por seus compatriotas e cumprimentou o Solidariedade, no meio da alegria e euforia coletiva.

Segundo os observadores políticos, a visita de Jaruzelski ao Vaticano e o ato de Gdansk marcaram o começo da derrota do comunismo, primeiro na Polônia e depois em outros países.

O golpe definitivo viria em janeiro de 1989, quando Solidariedade foi legalizado definitivamente e, em agosto desse mesmo ano, quando o católico Tadeusz Mazowiecki, que foi assessor do sindicato, chegou ao poder, derrotando os comunistas. A Polônia foi a primeira ficha do “efeito dominó”. Sua queda arrastou a Hungria, que abriu suas fronteiras e seus cidadãos fugiram para a Áustria; depois a Alemanha Oriental, cujos cidadãos também fugiram propiciando em 9 de novembro de 1989 a queda do Muro de Berlim.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.