Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A oferta total por gás natural para o mercado consumidor nacional foi, na média, de 93,30 milhões de metros cúbicos por dia

A oferta de gás natural nacional para o mercado brasileiro em 2015 subiu 3,9%, alcançando 44,93 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), em média, informa a Petrobras. Além do gás nacional, o mercado foi abastecido por importações da Bolívia e por terminais de regaseificação.

O balanço de movimentação de gás da Petrobras do ano passado contabilizou que os terminais de gás natural liquefeito (GNL) situados em Pecém (CE), na Baía de Guanabara (RJ) e na Bahia foram responsáveis pela regaseificação de 18,04 milhões de m³/dia, na média, ao longo do ano. Da Bolívia, foram importados, em média, 32,06 milhões de m³/dia.

Somando todas as fontes, a oferta total chegou a 95,03 milhões de m³/dia. De todo esse volume, parcela de 41,04 milhões de m³/dia foi entregues ao mercado termelétrico, garantindo o suprimento do Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras e de usinas de terceiros num período de forte despacho termelétrico ordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A demanda total por gás natural pelo mercado consumidor do País em 2015 foi, na média, de 93,30 milhões de m³/dia, o que equivale a uma redução de 0,9% em relação ao volume médio de 94,17 milhões de m³/dia em 2014. Ao mercado não termelétrico foram entregues 37,54 milhões de m³/dia, enquanto o consumo interno da Petrobras em suas refinarias e fábricas de fertilizantes foi de 14,72 milhões de m³/dia. O consumo no sistema de transporte de gás natural foi de 1,73 milhão de m³/dia.

Fonte: Petrobras

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.