Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


As oficinas de Autocuidado, iniciadas no município em setembro de 2014, atenderam 609 servidores municipais, em 2015, de diversas áreas como saúde, educação, mulher, em 36 encontros realizados este ano. As Oficinas são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e fazem parte do programa de Terapia Comunitária Integrativa (TCI).

O objetivo é oportunizar um espaço para que o servidor possa se sentir valorizado e acolhido, promovendo o resgate da autoestima. Durante encontros são trabalhados questões como a construção da resiliência, superação de conflitos, melhora da autoestima, fortalecimento de laços sociais e alívio do sofrimento.

Este ano as oficinas foram realizadas desde fevereiro, as sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. O último encontro do ano acontece no dia 18 de dezembro, no auditório da Policlínica, na avenida Presidente Castelo Branco, nº 540. As inscrições já foram encerradas porque as vagas já foram preenchidas. Irão participar 20 servidores. As oficinas continuam em 2016, com início previsto para fevereiro.

A coordenadora da Terapia Comunitária Integrativa, Jucelei Pascoal Boaretto, ressaltou que o projeto está se tornando referência. Segundo ela, o último encontro, realizado no dia 20 deste mês, contou com a presença dos servidores das cidades de Jacarezinho e Ponta Grossa, interessados em reproduzir a experiência de Londrina em suas cidades.

Além de participarem da Oficina, os servidores de Ponta Grossa estiveram presentes na Roda de Terapia Comunitária Integrativa do CAPS III, que atende pacientes tratados pela saúde mental em um momento de troca de experiência e sentimentos. Eles também conheceram as Práticas Integrativas e Complementares (PIC's) do município, que incluem a Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura e Terapia Comunitária.

Jucelei destacou que as oficinas tem tido um retorno muito positivo dos servidores. “Ao final dos encontros os servidores preenchem uma ficha de avaliação, sem a necessidade de se identificarem e, escrevem um depoimento espontâneo. Percebemos que as pessoas estão gostando dos encontros, se sentindo cuidadas, acolhidas e valorizadas”, avaliou.

Além deste trabalho, o Programa de Terapia Comunitária Integrativa, coordena as rodas de TCI nas UBS. Neste ano, foram realizadas 192 rodas com 3.191 participações de usuários do SUS. Trata-se de um atendimento de acolhimento da população geral.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.