Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mesmo tantas vezes nominado a um número um do mundo no universo da percussão instrumental, o brasileiro Naná Vasconcelos nunca deixou de prestigiar o carnaval pernambucano; de participar dos festivais de música no país e também de incentivar a prática musical nas novas gerações. Vasconcelos prestigiou sobretudo crianças e jovens da periferia.

A certeza de sua forte ligação com a juventude e de compreensão da necessidade de colaborar com a cidadania num país de tantas adversidades como o Brasil, tivemos quando ele veio realizar um show e depois um workshop em Londrina, em 2001.

O músico genial, intuitivo e preciso em suas composições e performances foi também um entusiasta dos projetos sócio-culturais que floresceram no Brasil a partir dos anos 80 e que revelaram talentos e principalmente promoveram cultura, educação e cidadania nas áreas mais carentes das cidades brasileiras.

Em 2001, Naná foi apresentado ao grupo batuque na caixa (alunos e oficineiros) e aconteceu uma aula livre com profunda interação musical em dias que foram de grande e inesquecível aprendizado e amizade para todos.

"Música se pode fazer brincando, brincando..."foi uma frase que o mestre repetiu algumas vezes aos integrantes do batuque na caixa.

O legado de Naná Vasconcelos passa pela seriedade e compromisso com a cultura brasileira integrando técnica e estudo ao aspecto intuitivo e miscigenado de nossa formação histórica. 

Aldo Moraes - Músico - Londrina PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.