Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, anunciou a ampliação das vagas disponíveis para o atendimento à população que vive em situação de rua. Desde quinta-feira (6), o Município providenciou mais 30 vagas para a “Operação Noite Fria”, através de convênio com a entidade socioassistencial Casa do Caminho de Londrina.

Nos dias frios, os indivíduos que se encontram em situação de desproteção social poderão procurar abrigo na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.882, em frente ao Cemitério Municipal São Pedro (entre a sede administrativa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina).

O prédio público municipal passou por revitalização e contém um salão, cozinha e dois  banheiros com chuveiros. Nele, as pessoas em situação de rua serão acolhidas pela Instituição Casa do Caminho, conveniada ao Município, e poderão ter acesso a banho, troca de roupa, alimentação (jantar e café da manhã) e terão um local adequado para pernoitarem. O atendimento é feito das 19 horas às 7 horas. 

No dia seguinte, todos são direcionados ao Centro Pop para o atendimento social com psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e pedagogos. Lá os profissionais da rede municipal de serviços fazem os encaminhamentos necessários como para a confecção de documentos pessoais, acesso à política de saúde, retorno à família ou cidade de origem e direciona-os para grupos de atendimento que os ajudarão a sair da condição de rua.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, as vagas disponíveis na “Operação Noite Fria” são preenchidas prioritariamente pelas demandas obtidas nos serviços de abordagem, mas aqueles que procurarem o local também serão atendidos. “Decidimos ampliar as vagas da operação após monitoramento dos trabalhos com a equipe, para que seja possível atender as pessoas que estão em situação de desproteção social principalmente nos dias mais frios do ano. Isso porque eles correm risco de terem problemas graves de saúde e precisam da ajuda do Município”, explicou.

Ao todo, a “Operação Noite Fria” oferece 60 vagas para o acolhimento, além das 168 conveniadas e disponíveis durante o ano inteiro. Nesta edição, a instituição Casa do Bom Samaritano (Rua José Fierli, 153, no Parque Bom Retiro) foi conveniada desde o início da operação, em 15 de maio, e agora conta com o apoio da Casa do Caminho de Londrina. As instituições auxiliarão nos serviços até o final da operação, que termina no dia 15 de setembro.

Como a população pode ajudar
A população que souber de pessoas que vivem em situação de rua e desejam ajudá-las podem telefonar no (43) 9991-4568 e (43) 3378-0414. São aceitas ligações a cobrar. O horário de atendimento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 7 horas da manhã à 1 hora da madrugada (horário estendido durante Operação Noite Fria), nos sábados das 9 às 20 horas, e domingos e feriados, das 9 às 15 horas. A comunidade também pode telefonar para o Centro POP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no (43) 3378-0417.

O Município tem convênio com quatro instituições de acolhimento que são a Casa do Bom Samaritano, a Associação Projeto Pão da Vida, o Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS e a Casa do Caminho de Londrina. As entidades socioassistenciais aceitam e precisam de doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas – preferencialmente masculinas – calçados, travesseiros e cobertores. As doações podem ser feitas diretamente nas instituições. Toda ajuda é bem-vinda.

Casa do Bom Samaritano
Rua José Fierli, 153 – Vila Marízia
Fone: 3339-1379

Casa do Caminho de Londrina
Av. Paul Harris, 1481
(43) 3325-4037

Associação Projeto Pão da Vida
Rua Bélgica, 959 – Jardim Igapó
Fone: 3343-3529

Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS
Rua Jaguaribe, 350 – Vila Nova
Fone: 3024-4420

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.