Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sacerdote ilustra o sentido de cada símbolo e qual sua importância

Natal, época da anunciação do menino Jesus. Deus veio à terra e viveu entre nós, como um homem para curar e sarar nossas dores. Época de redenção, perdão, cura e reflexão. “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade’. (João 1:14). Assim foi apresentado ao mundo o pequeno salvador.

 “Está chegando o Natal” é o que começamos a ouvir em quase todos os lugares. Luzes, festas, preparações e celebrações já começam a ser organizadas. Contatos com familiares, amigos queridos, confraternizações e eventos de comemorações se tornam parte de nosso cotidiano no mês de dezembro. Mas o verdadeiro sentido para que nosso coração se encha de felicidade e que tenhamos motivo de comemorar é a vinda do cordeiro que deu sua vida por nós.

Alguns símbolos representativos foram deixados para que nessa época (Natal), todos pudessem relembrar a chegada do salvador. Mas nós sabemos o significado desses símbolos? Cada símbolo faz menção e alusão a uma representatividade importante, trazendo significados da chegada de Jesus.   

Veja o significado dos símbolos natalinos que nos ajudam a celebrar e a festejar o Natal: 

A Coroa do Advento: Sua forma de círculo que simboliza a eternidade, a cor verde representa a esperança e a vida. No primeiro Domingo do Advento, acende-se uma vela; no segundo Domingo, acendem-se duas; no terceiro, três; e no quarto, quatro velas. Assim, com a aproximação do Natal, aumenta a luz na coroa.

Árvore de Natal: O pinheirinho de Natal representa a vida. Diz a lenda que o pinheiro foi escolhido, devido à sua forma triangular onde se representa a Santíssima Trindade. O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual for à época do ano.

Presépio: O presépio é a reprodução do cenário onde Cristo nasceu, com a manjedoura, Jesus, Maria e José, os animais, pastores e os três reis magos. Mesmo que você não tenha um presépio completo é importante que prepare pelo menos uma manjedoura com a imagem do Menino Jesus. Ele é o aniversariante. Valorize, o máximo possível, o uso da imagem do Menino Jesus e do presépio nas decorações natalinas, tanto em casa como nas escolas, comércios e demais ambientes.

Estrela: A estrela de Belém que, serviu de guia para os três reis magos até Belém, é também o símbolo de Cristo – Luz do Mundo.

Anjo: Representa Gabriel, o anjo da Anunciação 

Os sinos de Natal: Seu toque simboliza alegria e júbilo pelo nascimento do Deus Menino. 

Papai Noel: Na sua concepção inicial, a figura do Papai Noel foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. Era um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas necessitadas. Seu gesto mais lembrado é a história de um pai muito pobre que via suas três filhas chegando à idade de casar e não tinha dinheiro para o dote. Na sociedade da época, isso gerava muitos problemas e discriminação. Então, perto do Natal, Nicolau foi à noite, com três saquinhos de ouro, abriu a janela do quarto da primeira filha e depositou um; fez o mesmo no quarto da segunda e, como a outra dormia na sala, jogou o saquinho de ouro pela chaminé. A imagem de São Nicolau associada ao Natal aconteceu na Alemanha. 

Mais tarde substituído por um personagem gorducho, de bochechas rosadas e barba branca, que anda num trenó puxado por renas, chamado Papai Noel, que apresentado numa propaganda de Natal, caiu no gosto do público e logo ganhou força. Com o passar do tempo, cada vez mais a imagem do Papai Noel foi vinculada ao Natal, a ponto de, as novas gerações já não saberem mais o que festejam.

Presentes natalinos: Existem algumas versões sobre a origem do presente natalino. A mais antiga é uma tradição que tem raízes cristãs, inspirada na visita dos reis magos, que levaram oferendas ao Menino Jesus. Os magos Melchior, Gaspar e Baltazar, lhe ofereceram ouro, incenso e mirra, e nós oferecemos presentes aos familiares e amigos como expressão de carinho. Por isso, em alguns países como Itália e Espanha, a troca de presentes acontece no dia 6 de janeiro, dia em que a tradição aponta como a chegada dos reis magos, com seus presentes para adorar o Menino Jesus.

Padre Reginaldo Manzotti - Sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, o padre Reginaldo Manzotti reúne todas as suas habilidades em prol da evangelização. Em 2015, foi eleito pelo portal espanhol “Aleteia” o sacerdote mais acessado e seguido nas redes sociais do mundo e foi escolhido para ser Embaixador da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil.

www.padrereginaldomanzotti.org.br

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.