Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado vai reforçar a fiscalização de ônibus e vans fretados na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Um convênio firmado entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) intensifica o controle de concessão de registros e a fiscalização dos veículos nas estradas.

Um dos focos da fiscalização é a circulação de veículos clandestinos que, em geral, são fretados em feriados, datas comemorativas e fins de semana. Com a parceria, o DER, que já fiscaliza o transporte intermunicipal – tanto o transporte público, como o de fretamento -, vai reforçar o trabalho das equipes da Comec, que cuida do transporte público na RMC. 

Para o diretor-presidente da Comec, Omar Akel, o reforço dos trabalhos na RMC é importante em razão da quantidade de usuários impactados. “Com este convênio, o DER-PR e a Comec unem forças para controlar de forma mais eficiente o transporte por fretamento, possibilitando maior qualidade na mobilidade entre os municípios metropolitanos e segurança aos usuários”, disse Akel. 

Com a parceria, as empresas que querem fazer fretamento terão que ter um cadastro no DER, que avalia uma série de itens antes da concessão de operação. Feito o cadastro, as empresas poderão pedir licenças via internet. O prazo para fazer o cadastro é durante o mês de julho. 

As ações na RMC seguirão os padrões do DER para todo o Estado. “A Comec e o DER farão operações conjuntas no controle do transporte comercial de passageiros, envolvendo as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e órgãos de trânsito de prefeituras”, explica a gerente de fiscalização do DER-PR, Maria Elizabete Bozza. 

Durante as abordagens dos serviços de fretamento, os agentes verificarão a documentação da empresa (registro), do veículo (registro, seguro), da viagem (licença, lista de passageiros, nota, contrato de prestação de serviço) e do motorista (habilitação, curso e carteira de saúde), bem como equipamentos obrigatórios, como cintos e tacógrafo. 

CONSULTAS – Com a mudança do processo, os usuários da Região Metropolitana de Curitiba poderão ver se a empresa está em dia com a documentação e a fiscalização. Os passageiros podem consultar a situação da empresa no site (http://www.der.pr.gov.br/consulta_empresas.php) ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800-410-158.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.