Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná é um dos Estados que mais avançaram na expansão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Ao todo, 213 dos 399 municípios já estão de alguma forma integrados ao sistema. Isso foi possível graças à estratégia adotada pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ao criar o Empresa Fácil Paraná, que faz a gestão da rede nacional no Estado, integrando os sistemas dos diferentes órgãos reguladores e licenciadores.

“Antes, o empresário ou seu contador tinha que percorrer vários órgãos para viabilizar a abertura, a baixa ou qualquer alteração social na empresa. Com o Empresa Fácil, o que anda é a informação, circulando pelo meio digital, de forma rápida, segura e mais econômica”, disse o presidente da Jucepar, Ardisson Akel. O tempo médio na abertura de uma empresa de baixo risco foi reduzido de 15 para até três dias úteis.

O Empresa Fácil é um programa que possibilita que a constituição, abertura de filial, alterações ou extinção de alguma empresa possa ser realizada diretamente no sistema. “Todo o processo é feito em uma porta única de entrada e pode ser acompanhado pela internet”, afirmou Akel. O site é o www.empresafacil.pr.gov.br

INTEGRAÇÃO - Na consulta prévia é possível verificar online e rapidamente a compatibilidade do endereço para o exercício da atividade pretendida. Simultaneamente, realiza-se pesquisa sobre o nome pretendido e o deferimento de inscrição no CNPJ, em convênio com a Receita Federal. Há integração também com a Receita Estadual, possibilitando que empresas obtenham a inscrição estadual por meio do sistema.

Nos municípios já habilitados, as informações chegam à prefeitura, que analisa a viabilidade do local, sem a necessidade de o interessado deslocar-se entre esses dois polos, permitindo a emissão de alvará comercial pelo sistema. Nesse caso, o empresário pode imprimi-lo em seu próprio escritório. Igualmente, órgãos de licenciamento como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e outros recebem a informação.

NOVAS EMPRESAS - Segundo o presidente da Jucepar, desde que a porta única foi adotada em março de 2015, as empresas do Estado adquiriram nova dinâmica. “Entendemos que, ao simplificarmos todo o procedimento de formalização, alteração ou baixa de um negócio, conseguimos oferecer maior celeridade aos processos de que empresários e contadores dependem, fomentando a atividade empresarial em nosso Estado, com consequente geração de empregos e renda.”

A Junta conta com o apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) no processo de criação e aperfeiçoamento dos sistemas de registro e licenciamento. Primordial também a parceria com os municípios. “As prefeituras têm nos procurado para fazer parte, porque isso melhora o controle social sobre a atividade econômica no município e coibe a concorrência desleal”, afirmou Akel.

De janeiro a novembro deste ano, 40.698 empresas foram abertas no Paraná, o que representa um crescimento de 9% na comparação com igual período de 2016. Dessas, 98,7% foram constituídas a partir do sistema eletrônico Empresa Fácil.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.