Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná (Ceped), órgão ligado à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), oferece cursos a distância para capacitar gestores e funcionários públicos sobre a gestão de risco de desastres. O Ceped grava videoaulas e elabora os materiais online, que são disponibilizados no site www.ensino.ceped.pr.gov.br conforme as formações são oferecidas, além de oferecer suporte online ou por telefone aos alunos. 

No início do ano, cerca de 800 coordenadores de Defesa Civil dos municípios paranaenses participaram do Curso Fundamental para Gestores Municipais de Proteção e Defesa Civil, que buscou dar noções básicas de como agir em situações de desastre. A segunda etapa desse curso, para os municípios que não participaram da primeira formação, se inicia em 31 de julho. 

Para este ano, estão programadas formações para o Corpo de Bombeiros e sobre a campanha Como Construir Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), voltada a gestores municipais de diversas áreas. O Paraná é o único estado brasileiro em que o Centro Universitário de Pesquisa sobre Desastres é conveniado com a ONU para oferecer a qualificação. 

Também está disponível na plataforma do Ceped uma capacitação para funcionários da Sanepar sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), voltado aos empregados que atuam frequentemente em situações de desastres e crises dentro da empresa. 

FORMAÇÕES – As videoaulas são gravadas na sede do Ceped, anexa ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os vídeos podem ser acessados em qualquer plataforma, tanto de computadores como mobiles. Além dos gestores paranaenses, pessoas de outros estados também podem participar das aulas conforme a disponibilidade. Os cursos são sempre gratuitos e os participantes recebem certificado após participar das avaliações disponíveis no site. 

O chefe do setor de Ensino do Ceped, capitão Lucas Frates Simiano, explicou que a plataforma de Ensino a Distância é a ferramenta mais adequada para atingir todos os municípios na qualificação sobre a gestão de risco de desastres. “A evolução das ações de proteção e defesa civil passa pelo fortalecimento de uma cultura protecionista no Estado, e é com isso que temos trabalhado”, disse. 

Além disso, a plataforma também facilita a participação dos gestores municipais nos cursos. “Nossa experiência demonstrou que qualificar os municípios da maneira presencial era muito oneroso e pouco eficaz. Com a educação a distância, os gestores não precisam se deslocar e têm mais liberdade para fazer os cursos no momento que seja mais apropriado”, afirmou. “As videoaulas do Ceped também trazem um maior profissionalismo. Podemos concentrar esforços para produzir uma quantidade maior de cursos e com mais qualidade”, acrescentou o capitão Lucas.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios