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A crise também vai afetar o Dia das Mães. Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) o percentual de mães que serão presenteadas será menor em 2016.

Dos entrevistados, 71% estão planejando comprar presentes. No entanto, no ano passado 78% pretendiam investir em uma lembrança na segunda data mais relevante para o comércio varejista. Os que responderam que não vão presentear foram 26% e os que ainda não sabem se vão comprar alguma coisa correspondem a 3%.

 As opções de presentes para as mães tendem a se concentrar em artigos de uso pessoal e doméstico, que são setores menos dependentes da concessão de crédito, por serem produtos de valores mais baixos, e que tiveram variação de preços menos acentuadas nos últimos meses. As roupas, bolsas e calçados foram citados por 45% dos consumidores. Como segunda opção aparecem os perfumes e cosméticos, com 28% das respostas. Também há aqueles, 8%, que presentearão a mãe com o dinheiro, para que ela mesma escolha algo de seu agrado. Os eletrodomésticos serão opção para 6%, os livros para 4% e outros 9% estão pensando em itens diversificados.

Além da redução na intenção de presentear, o valor também deve ser menor do que em 2015. O tíquete médio do presente ficou em R$99,50. No ano passado, o valor médio era de R$104,00.

A maioria dos paranaenses, 63%, pretende comprar um presente na faixa de R$50 a R$100,00. Os que planejam gastar entre R$101,00 e R$150,00 somam 28%, os que desembolsarão de R$151,00 a R$ 200,00 são 6% e os mais generosos, que vão despender acima de R$200,00, são apenas 3%.

Questionados sobre a influência da crise política e econômica na escolha do presente desta data, 90% dos entrevistados consideram que a situação atual do país é fator importante tanto para a queda na intenção de consumo quanto na redução do tíquete médio. No ano passado, 82% tinham a mesma percepção, o que evidencia que a conjuntura atual está impactando o consumo de maneira mais contundente neste ano. 

 Para 39% dos consumidores a qualidade do produto é imprescindível para definir a compra. Já 30% focam no preço baixo, enquanto para 11% o desconto no pagamento à vista é fator relevante. A qualidade do atendimento prestado pelo vendedor é determinante para apenas 10% dos clientes e 9% apreciam que o estabelecimento seja flexível com relação às formas e planos de pagamento.

A sondagem da Fecomércio PR ouviu 350 consumidores na cidade de Curitiba dos dias 12 a 23 de abril de 2016. A amostra foi composta por 78% de mulheres e 22% de homens. 

NCM/Senac

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