Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Geral 03/05/2017  09h21

Parceria entre CMTU e universidade vai mapear problemas de trânsito em Londrina

Com orientação da companhia, estudantes universitários vão identificar necessidades e sugerir soluções para a melhoria de problemas viários na cidade

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unifil, inicia hoje, às 14h, na rua Paranaguá, área central de Londrina, a elaboração de um estudo sobre as condições de tráfego na via. O objetivo é que, a partir do mapeamento das necessidades do local e do levantamento de sugestões para a melhoria do fluxo, a companhia possa organizar um calendário de intervenções na área.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, o acordo de cooperação entre a universidade e a companhia não tem data para acabar e, após as atividades na Paranaguá, as ruas Santos e Belo Horizonte também serão alvo do estudo. “Vamos aproveitar essa parceria e indicar aos estudantes vários outros pontos da cidade. Nossa intenção é que os conhecimentos deles tragam mais celeridade e precisão à CMTU na resolução dos problemas de trânsito no Município.”

Pacheco conta que, durante o trabalho de observação, os alunos farão apontamentos sobre as carências das vias, indicando as intervenções capazes de sanar ou amenizar os problemas identificados. “Com contagem do tráfego de veículos e de pedestres, eles poderão sugerir alterações na sinalização, implantação de novas vagas de carga e descarga ou estacionamento exclusivo, instalação de redutores de velocidade, entre outras mudanças. Com isso, a expectativa é o incremento da capacidade de atuação da CMTU.”

A princípio, a parceria entre a companhia e a Unifil vai envolver cerca de 30 alunos. No entanto, o projeto pode vir a angariar até 500 estudantes de diversos semestres nos dois cursos de graduação. O trabalho de mapeamento vai integrar a carga horária prática da grade curricular de algumas disciplinas e contará com acompanhamento e orientação de técnicos da CMTU.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios