Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A quinta-feira (3) começa com uma novidade que certamente movimentará o setor de óleo e gás. A Petrobrás começa a receber hoje as propostas de empresas interessadas em prestar apoio com serviços de gerenciamento dos contratos e de fiscalização para o Projeto Búzios 5. Será uma concorrência das graúdas, com um grande espoco de atividades envolvendo toda a gestão do empreendimento. O que está sendo colocado na mesa é uma espécie de “contrato mãe” ou “espinha dorsal”, como se diz no mercado, englobando todo o suporte administrativo e técnico do projeto. A concorrência terá abrangência nacional, no modo de disputa fechado. A abertura dos envelopes com as propostas já está marcada para o dia 25 de setembro.

Para a companhia que vencer a disputa, a lista de atividades a cumprir é bem extensa. Começando com o primeiro bloco de tarefas, o de gerenciamento dos contratos, a empresa deverá prestar suporte à logística, gerenciamento de documentação técnica, diligenciamento de engenharia e suporte à construção e instalação, entre outras ações. A licitante que faturar a concorrência também ajudará a Petrobrás com serviços de diligenciamento do sistema submarino do projeto.

No segundo bloco de serviços dentro do escopo do contrato, que envolve as ações de apoio à fiscalização, há atividades de inspeção de qualidade no Brasil e no exterior, inspeção de construção offshore e auditoria em SMS onshore e offshore. A futura contratada vai acompanhar a fabricação de equipamentos e materiais, inspecionar atividades de soldagem e emitir relatórios. Ela será ainda a responsável por acompanhar revestimento e ensaios não destrutivos de dutos e vistoriar os materiais e equipamentos.

O Petronotícias ouviu de fontes de mercado que este é um contrato muito extenso e, provavelmente, de valor agregado bastante alto. Fora que trata-se de um projeto que é, por natureza, muito relevante – o quinto sistema de produção de Búzios, o mega campo da Bacia de Santos tratado como a joia da coroa da Petrobrás. Como se sabe, o FPSO Búzios 5 está sendo desenvolvido pelo grupo japonês Modec e deve começar a produzir em 2022.

O navio-plataforma, batizado de Almirante Barroso, será capaz de processar 150 mil barris de petróleo bruto por dia e 6 milhões de m³/dia de gás natural. Sua capacidade mínima de armazenamento será de 1,4 milhão de barris de petróleo bruto. Segundo a última atualização feita pela Petrobrás, em junho, a plataforma já tinha cerca de 36% de avanço físico em suas obras.

Os módulos para o topside do FPSO serão construídos no Brasil, no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), com entrega prevista para o quarto trimestre do próximo ano. Quando estiver pronto, o navio-plataforma será ligado a 15 poços – sendo oito produtores e sete injetores. O FPSO Almirante Barroso está sendo convertido a partir do casco do navio petroleiro Eddie (foto principal), que originalmente tinha 332 metros de comprimento, 58 metros de largura e 31 metros de profundidade.

O anúncio da licitação para gerenciamento do projeto Búzios 5 foi publicado nesta semana no Diário Oficial da União. Toda a documentação da concorrência (7003213203) está disponível no site da Petronect.

Davi de Souza/Asimp/Petrobrás

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.