Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sesi e Senai ofertam serviços que promovem a geração de renda a valores competitivos e contratação facilitada

O Sistema Fiep, por meio do Sesi e Senai, oferece uma série de serviços que podem ser contratados por prefeituras. São soluções em Educação, Tecnologia e Inovação, Cultura e Segurança e Saúde que levam a chancela das instituições, com preços atrativos e que não necessitam de licitação, já que as instituições fazem parte do Sistema S. Para as prefeituras, isto significa rapidez na oferta para a população com garantia de qualidade reconhecida pelo mercado.

Os serviços podem ser contratados de acordo com a necessidade e a demanda de cada cidade. Desta forma, a parceria é customizada, o que otimiza os resultados e leva mais desenvolvimento e qualidade de vida aos municípios.

Em novembro a prefeitura municipal de Foz do Iguaçu recebeu o prêmio Gestor Público Paraná 2021 em reconhecimento aos cursos de qualificação profissional promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senai no Paraná. Somente neste ano foram formadas mais de 30 turmas.

 “A pareceria feita pelo município de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Sesi e o Senai para ofertar cursos de qualificação para o mundo do trabalho se mostrou exitosa. Acabamos de receber o Prêmio Gestor Público do Paraná, o que mostra o reconhecimento e a importância desse processo, no período pré-pandemia, já no período da pandemia e de planejamento de cursos pro futuro”, diz Elias de Sousa Oliveira, secretário municipal de assistência social de Foz do Iguaçu.

Ele conta que a cooperação que já dura dois anos tem permitido que homens, mulheres e jovens que fazem os cursos de qualificação ofertados tenham a possibilidade de construir autonomia, saindo ou diminuindo a condição de vulnerabilidade. “Esses processos de qualificação são importantes na política de ação da assistência social, porque se de um lado a gente faz a retaguarda com apoio técnico nas unidades públicas, do outro, temos a oferta de qualificação pro mundo do trabalho, permitindo que as pessoas construam um caminho de retomada dos rumos de suas vidas”, afirma o secretário.

 “É uma parceria extremamente assertiva, com compromisso técnico e pedagógico do Sesi e do Senai para atender a esse perfil de famílias vulneráveis, e o compromisso do município de entender a qualificação profissional como política pública para que as pessoas possam efetivamente construir processos para efetivamente sair da condição de vulnerabilidade”, completa.

Entre os cursos ofertados este ano pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, estão o de Assistente Administrativo, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Corte e Costura, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, e Técnicas e Fabricação de Pizza, entre outros.

A exemplo do Foz, as soluções mais contratadas estão os cursos profissionalizantes. São diversas opções de qualificação em diferentes áreas, como administração, logística, confecção, panificação, mecânica, entre outros. Os cursos podem ser realizados em unidades móveis do Senai, nas unidades fixas ou em ambientes da própria prefeitura.

Outra iniciativa é o Sesi Cuide-se +, programa em que o Sistema Fiep realiza exames de saúde preventivos de câncer. Também é destaque a atuação na área de gestão, em que são oferecidas soluções para mapeamento de dados estratégicos do município, subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas.

“A cooperação técnica é muito enriquecedora para o município. Os serviços e o suporte oferecidos pelo Sistema S atendem a gestão com o levantamento de dados, indicadores, atendimento para micro e pequenas empresas, além da capacitação técnica dos próprios gestores. Além disso, há toda uma oferta de qualificação profissional e cursos que contribuem para o aperfeiçoamento e capacitação da mão de obra que, consequentemente, promovem o desenvolvimento e geração de renda local”, destaca Luana Goularte, secretária municipal de desenvolvimento econômico e turismo do município de Arapoti.

Optando por cursos que tenham demanda de trabalhadores nas indústrias da região, as prefeituras ainda dão um passo ruma à empregabilidade da comunidade.

Mais informações sobre as soluções ofertadas podem ser consultadas no site do Sistema Fiep.

Sistema S

Conhecidos em grupo como Sistema S, os serviços sociais autônomos são um conjunto de organizações das entidades representantes da indústria, da agricultura, do comércio e do transporte voltadas para a educação, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.

O Sistema S se mantém com contribuições compulsórias das empresas, calculadas sobre a folha de pagamento. Ao contrário dos impostos, a contribuição é recolhida apenas de determinadas categorias profissionais e empresas, e tem de ser destinada a propósitos específicos. A contribuição é um investimento, pois é revertida na prestação de serviços essenciais às empresas.

O Sistema Indústria é uma rede nacional de caráter privado, que atua em diversas frentes de apoio ao setor industrial brasileiro. Integram essa rede a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as Federações Estaduais da Industria dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de 1.280 Sindicatos Patronais Industriais.

A estrutura foi criada para atender as necessidades específicas e auxiliar no desenvolvimento da indústria brasileira, que emprega 9,7 milhões de trabalhadores e tem 20,4% de participação no emprego formal no Brasil. O Sesi e o Senai se dedicam à educação básica e profissional, à inovação e tecnologia e à promoção da saúde e da segurança no trabalho do setor.

Rafaella Ribas/Sistema Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.