Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, ontem (29), o Projeto de Lei (PL) nº 1095/2019 que foi aprovado pelo Senado há 20 dias. Desta forma, a pena passa a ser de 2 a 5 anos de prisão para quem praticar atos de violência contra cães e gatos.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é um defensor da causa animal, comemorou a notícia. “Agora é cadeia para quem praticar maus-tratos contra cães e gatos! Como autor da lei Julho Dourado, mês de conscientização à causa animal no Paraná, fico muito feliz por este grande avanço, é um marco nesta causa”, ressaltou Cobra Repórter.

Até a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, defendeu a sanção do Projeto que aumentou a pena para crimes de maus-tratos a cães e gatos. Em sua conta no Instagram, Michelle Bolsonaro postou uma foto do presidente com um dos cachorros da família com a legenda: "Fazendo charme para o meu papai @jairmessiasbolsonaro sancionar a PL1095 para nos proteger de maus-tratos".

A cerimônia, em Brasília, contou com a presença do Sansão, um cachorro da raça pitbull, de 2 anos. O caso dele ficou conhecido nacionalmente: o cão teve as duas patas traseiras decepadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A tortura aconteceu em julho desse ano.

Até então, no Brasil, quem maltratava cães e gatos era enquadrado no artigo 32 da Lei 9.605/98, com pena que variava de três meses a um ano de reclusão. No entanto, como o crime era considerado de menor potencial ofensivo, as penas eram convertidas em alternativas.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.