Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro abordou a situação da produção brasileira e da oferta e demanda de soja

O presidente Executivo da Coamo Airton Galinari e o diretor Comercial da cooperativa Rogério Trannin de Melo, participaram ontem, 27, juntamente com outras lideranças do setor produtivo brasileiro, de uma reunião do setor, com o presidente da República, Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Teresa Cristina.

No encontro, segundo Galinari, Bolsonaro quis saber a situação da produção brasileira e da oferta e demanda da soja e seus derivados no mercado mundial, além das perspectivas para o próximo ano.

ABIOVE - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais,  Abiove, reforçou que 2020 foi um ano de grande aumento da produção de soja e de seus derivados, comprovando que não há falta de produto. Sobre a demanda internacional elevada por soja em grãos ao longo deste ano, a explicação foi que esse fator contribuiu com o aumento dos preços da commodity e gerou alta nos valores dos processados.

A entidade disse que foi possível explicar ao presidente e demais presentes como acontece a precificação da soja, a commodity agrícola mais relevante no mercado hoje, “cujos preços são cotados na Bolsa de Chicago, nos Estados Unidos, sem qualquer controle das indústrias ou dos produtores”.

Recorde

A Abiove destacou também que o volume de soja processada no Brasil em 2020 é recorde e deve totalizar 44,6 milhões de toneladas, com a produção de cerca de 9 milhões de toneladas de óleo de soja. Até o mês de setembro, o crescimento do volume processado de soja foi 8,3% maior em relação ao mesmo período de 2019. A entidade reforçou que o crescimento dos mercados de biodiesel e carnes “são o melhor estímulo à industrialização da soja no país, garantindo o fornecimento de derivados em momentos de alta demanda internacional pelo grão, como o que vivenciamos ao longo deste ano”. 

Entressafra

Também foi explicado que o Brasil está no período de entressafra de soja e, portanto, de menor disponibilidade da oleaginosa no mercado. Fator que também contribui para a redução na disponibilidade do produto e a respectiva alta dos preços. Este cenário, ainda segundo a Abiove, tenderá a ser normalizado em janeiro, quando começará uma nova safra.

Preços

Sobre as perspectivas de preços para o ano que vem, a entidade apontou que os preços internacionais da soja estão subindo, o que pode sustentar os preços da soja no mercado interno.

Ilivaldo Duarte de Campos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.