Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O coordenador do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), Gustavo Richa, divulgou cinco passos orientando os consumidores nas compras natalinas. Ele abordou temas como, pesquisa de preços, política de troca do estabelecimento, compras pela internet, fator reputação e defeito no produto.

Sobre os preços, o coordenador ressaltou que se possível, fazer sempre uma pesquisa de valores, pois atualmente, existem muitos produtos ofertados no comércio com preços diferentes em diversos lugares.

A respeito da política de troca do estabelecimento, Richa observou que é preciso ficar atento, pois no Código de Defesa do Consumidor (CDC) está escrito que o lojista não é obrigado a efetuar uma troca de produto, a não ser que o mesmo apresente defeito. O coordenador disse ainda que é sempre bom perguntar ao estabelecimento se o mesmo faz a troca do produto, e caso faça, questionar o prazo de troca estabelecido.

Já nas compras pela internet, Richa informou que o consumidor tem o prazo de até sete dias para poder exercer o direito de arrependimento, contados do recebimento do produto, independente do motivo.

O fator reputação é de alta importância para a segurança de quem compra. O coordenador orientou ficar atento às informações sobre a procedência da loja virtual e pesquisar antes de adquirir o produto. “Perder alguns minutos em uma pesquisa sobre o site, pode prevenir de possíveis problemas, como entrega de produtos”, salientou.

Sobre o defeito. Richa disse que caso o produto venha apresentar qualquer tipo de defeito, o CDC estabelece prazo. São  30 dias para a efetuação da reclamação de produtos não duráveis (alimentícios), e 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

Para outras informações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-LD pelos telefones 151 e 3345-0396, pelo email procon@londrina.pr.gov.br, ou ir pessoalmente até a Rua Mato Grosso, 299, no centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 14 horas.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.