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Com a chegada das férias escolares, muitas pessoas decidem viajar para aproveitar alguns dias de descanso com a família. Para evitar problemas e situações desagradáveis nesse período, o Núcleo Municipal de Defesa ao Consumidor de Londrina (Procon-LD) orienta os consumidores na hora de realizar compras de pacotes de viagem, atentando para detalhes importantes no momento da contratação dos serviços.

O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, enfatizou que as pessoas devem pesquisar com antecedência preços, roteiros e datas, verificando se a agência contratada possui reclamação junto ao Procon de sua cidade antes de consumar a compra de uma viagem. “É importante que o consumidor leia o contrato antes de assinar e observe se tudo o que foi ofertado pelo agente de viagens consta no documento. Também é interessante pedir, por escrito, todas as informações acerca da contratação, como horários de voos, taxas aeroportuárias, horário de transporte terrestre, datas, hospedagens, informações sobre pensões, café da manhã e traslados”, alertou.

Outra recomendação do órgão à população é para que seja verificada se há necessidade de algum documento especial, como passaporte e visto válido, documentos obrigatórios para embarque de menor, apresentação de carteira de vacinação, entre outros. Em caso de viajar levando animais, é cabível perguntar à empresa ou agente sobre as condições em que deverá transportá-lo e quais são os documentos necessários neste caso. "É recomendável também que o consumidor leve os comprovantes quando for ao hotel, pois se não estiver de acordo com o que foi prometido, será possível pedir um abatimento no preço. Se, ao chegar ao local, não houver vaga, é obrigatória a transferência para outro hotel da mesma categoria”, reforçou o coordenador.

Mais dicas – A lista de recomendações do Procon-LD também diz aos consumidores que, no caso de contratação de algum seguro de viagem ou saúde, é válido pedir uma cópia da apólice e se informar antes sobre as condições do seguro, bem como quais as coberturas e postos de atendimento disponibilizados.

Há orientação, ainda, para que o consumidor guarde cópia do contrato, panfletos e anúncios publicitários sobre a viagem contratada, pois, uma vez que as informações integram o documento, o fornecedor fica obrigado a cumprir a oferta proposta. Guarnecido pelas informações, o contratante tem condições de exigir os seus direitos caso haja o descumprimento do que foi acordado.

Atendimento - Para dúvidas, esclarecimentos ou reclamações, o Procon de Londrina está à disposição na Rua Mato Grosso, 299, no Centro, em frente ao Shopping Royal Plaza. O telefone do órgão é o 151.

N.com

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