Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A política é um grande avanço para a garantia dos direitos das crianças, começando pelas beneficiárias do Bolsa Família

O cuidado com a criança nos primeiros mil dias de vida é decisivo para a organização das competências humanas. A atenção integral na primeira infância, com estímulos adequados, conduz ao desenvolvimento das habilidades, facilita o aprendizado e determina as contribuições que a criança trará à sociedade quando adulta.

“A primeira infância é o período crítico do desenvolvimento humano. O cuidado nos primeiros três anos de vida são essenciais porque o cérebro se organiza pelo estímulo que recebe. Se não cuidarmos bem da primeira infância, teremos adultos com problemas emocionais e cognitivos”, explica o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

Aprovada neste ano, a Lei 13.257 instituiu o Marco Legal da Primeira Infância - importante avanço nas políticas públicas voltadas para o início da vida. É a primeira vez que um país estrutura um projeto integrado com várias áreas como a saúd e, educação, assistência social, cultura e meio ambiente. “O Marco Legal é vanguarda no mundo”, reforça o ministro.

A legislação norteará o Programa Criança Feliz, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para promover o desenvolvimento integral de crianças beneficiárias do Bolsa Família.

Internacional

O estímulo à criança do nascimento até os três anos de vida vem sendo desenvolvido também por outros países. A diretora da China Development Research Foundation e especialista em desenvolvimento infantil, Mary Young, afirma que os primeiros três anos de vida são os mais vulneráveis. “As crianças são a base para todo o desenvolvimento sustentável. Elas têm o direito de prosperar, de desenvolver o seu pleno potencial e viver num mundo sustentável.”

Para a coordenadora do Desenvolvimento Infantil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Cristina Albuquerque, o Criança Feliz é uma conquista para o Brasil. “O Marco Legal foi um grande avanço para a política em defesa dos direitos das crianças. O Criança Feliz, que vai olhar para aquelas em situação de vulnerabilidade, é outro marco para essa política que vem sendo construída e fortalecida no nosso país. A Unicef sempre apoiará iniciativas como essa”, afirma.

Asimp/MDS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.